A Mulher Rei, novo filme de Viola Davis é baseado em história real

Diretora relatou o trabalho de pesquisa que fez para A Mulher Rei

A Mulher Rei (The Woman King) estreia esta semana nos cinemas. O filme dirigido por Gina Prince-Bythewood é baseado na história real de uma tribo de mulheres treinadas para matar, e vão para guerra contra o violento Império Oyo que captura e escraviza o povo Dahomey.

Em uma entrevista para site Polygon, a diretora explicou como deu vida para A Mulher Rei. Ela foi questionada se começou a construir o filme partir da história real ou se pautou primeiro na ação e depois escolheu a história. Prince-Bythewood respondeu:

“Quando vou ver um épico histórico, para mim como cineasta e como público, estou olhando para essa tela e tomando-a como verdade. E eu provavelmente não deveria fazer tanto isso, sabendo o que as pessoas fazem. Mas Coração Valente está no meu top 10 de todos os tempos. Já assisti 100 vezes. Esse era realmente o modelo. Mas eu sabia que tínhamos esse roteiro muito bom, escrito por Dana [Stevens], e então é meu trabalho como diretora era fazer esse mergulho profundo na pesquisa”.

“Muito do que encontrei me deixou animada para colocar no roteiro. Mais verdade, mais autenticidade de quem eram essas mulheres, quem era o reino, essa dinâmica, socialmente e no governo, e o que estava acontecendo nos arredores disso – um grande conflito de Davi contra Golias contra Oyo. As pessoas vão tomar isso como verdade, então eu queria colocar o máximo de verdade que pudesse nisso. Mas também a verdade tornou a história melhor”.

Cena de A Mulher Rei (Reprodução / Sony Pictures)
Cena de A Mulher Rei (Reprodução / Sony Pictures)

A diretora em seguida relatou com mais detalhes seu trabalho de pesquisa, que incluiu até mesmo estudar o treinamentos dessas mulheres.

“Havia algumas coisas. Uma das coisas fascinantes sobre essas mulheres é que elas legitimamente batem nos homens – então como elas fizeram isso? E aprendi sobre o treinamento deles, o fato de treinarem 24 horas por dia, 7 dias por semana, e que foram ensinadas a não mostrar dor. Elas literalmente tinham exercícios para fazer isso. Pense se você está lutando contra alguém, está esfaqueando-o, ele não mostra nada e como isso pode ser intimidante. Então é daí que veio nossa cena de desafio de lança. E quando você está trabalhando com Lashana, ela te inspira. Você quer dar a ela mais e mais e mais, porque ela é incrível”.

“E então a música e a dança, aprendendo que isso também era parte integrante da cultura, onde eles criariam essas danças e canções coreografadas elaboradas para se preparar para a guerra e para celebrar o rei, celebrar um ao outro – acrescentando isso a o roteiro era emocionante. Eu não sabia que entraria para jogar com isso”.

A Mulher Rei tem em seu elenco Viola Davis, Thuso Mbedu, Lashana Lynch, Sheila Atim, John Boyega, Jimmy Odukoya e Jayme Lawson. A estreia está marcada para o dia 22 de setembro.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›