A Maldição da Chorona faz mesmo parte da franquia Invocação do Mal?

O diretor de A Maldição da Chorona (The Curse of La Llorona) afirma que o filme não é tecnicamente parte do universo Invocação do Mal.

Quando A Maldição da Chorona chegou aos cinemas em 2019, o público sabia que estava prestes a embarcar em uma aventura inquietante inspirada na figura mítica.

Com uma cena que chocou completamente os espectadores, já que uma aparição do personagem Padre Perez e referências à boneca Annabelle confirmaram que a narrativa estava conectada à franquia Invocação do Mal de alguma forma.

No entanto, o diretor de Michael Chaves detalhou recentemente que, embora haja algum tecido conectivo narrativo entre os filmes, a Chorona tecnicamente não é uma entrada na franquia Invocação do Mal, já que o filme não compartilha os mesmos produtores que os vários spinoffs de Invocação do Mal.

O cineasta explicou o seguinte em um entrevista para o Dread Central:

A razão muito simples [pela qual a Chorona] não é [parte da franquia Invocação do Mal é porque] foi feito sem um dos produtores [da franquia Invocação do Mal], então tecnicamente não pode ser totalmente abraçado. Essa é a razão muito simples. Originalmente, deveria haver apenas um aceno brincalhão ao colocar [Padre Perez] e ter a referência a Annabelle. Mas não deveria ser comercializado dessa forma. O plano era, você iria entrar nele, e então é como, ‘Oh, meu Deus, eles estão conectados!’ Não deveríamos, desde o início, fazer isso. E é por isso que tem esse status de estranho. Mas como [a personagem] a Chorona é uma forasteira, acho que se encaixa”.

Necessidade da equipe

Patrick Wilson e Vera Farmiga na franquia Invocação do Mal (Reprodução)
Patrick Wilson e Vera Farmiga na franquia Invocação do Mal (Reprodução)

Chaves acrescentou que o mito da Chorona pode sustentar sozinho e reforçou que para ser um spin-off precisaria da equipe completa da franquia.

A ideia era apenas ter uma conexão lúdica porque o mito da Chorona pode se sustentar por si só. Mas James [Wan] estava como produtor, a conversa começou sobre um Easter Egg. E isso ficou longe de si mesmo. As pessoas adoraram essa conexão. Mas a franquia Invocação do Mal é criada por uma equipe que está lá desde o início. Não é certo fazer um spin-off não oficial sem a equipe completa“.

Esta está longe de ser a primeira vez que um filme de terror incluiu Easter Eggs flagrantes que fazem referência a outros filmes de terror bem conhecidos.

Mas dada a especificidade dessa referência e ter Wan, criador de Invocação do Mal, a bordo como produtor levou muitos a supor A Maldição da Chorona era secretamente outro spinoff de Invocação do Mal.

Há também o fato da Chorona não ter aparecido em outros filmes também impede de ser uma entrada no universo compartilhado.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›