A influência do cinema no mundo dos videogames

A indústria do entretenimento está baseada em três pilares fundamentais: cinema, música e jogos eletrônicos.

Entre eles a troca de referências é constante, com histórias que transitam por todos os três campos e outras que estão entre o cinema e os videogames.

O cinema e os videogames são dois segmentos que vivem de boas histórias. O primeiro para cativar e emocionar a audiência e o segundo para mexer com os sentimentos dos jogadores.

Ao compartilharem o objetivo de criar e encontrar tramas emocionantes, essas duas indústrias constantemente trocam referências.

Para levar ao mundo gamer a obras reconhecidas nas telonas é preciso realizar algumas adaptações, no entanto, ao carregar o nome de uma grande produção, o jogo já larga na frente da concorrência e conta com simpatia por parte do público.

A seguir, conheceremos os melhores exemplos desse intercâmbio de referências entre a Sétima Arte e os jogos eletrônicos. Nessa viagem, descobriremos que não só de “blockbusters” vivem os gamers.

007 – GoldenEye (1995)

O 17º filme da franquia James Bond é dirigido por Martin Campbell e conta com Pierce Brosnan como o icônico agente secreto.

A trama gira em torno do roubo de um satélite militar russo, o GoldenEye, que dá nome ao filme. Bond e a agente russa Natalya Simonova, interpretada por Izabella Scorupco, enfrentam uma série de inimigos até encontrar o responsável pelo roubo e recuperar o artefato.

No universo dos videogames, o longa foi a inspiração para a criação de um dos jogos de tiro mais importantes da história.

Lançado em 1997, dois anos depois do filme, o título conquistou os jogadores do Nintendo 64 e tornou-se um dos games mais referenciados da indústria.

Vale destacar que o game não segue religiosamente a trama do filme, utilizando mais as referências ao mundo da espionagem e aos cenários visitados por Bond, uma espécie de licença poética no mundo dos jogos eletrônicos.

Matrix (1999)

A trilogia de ficção científica criada pelos irmãos Wachowski é um marco no cinema moderno. A trama mostra a guerra entre um grupo de humanos e as máquinas, que mantêm o resto da humanidade presa em uma simulação.

A teoria abordada pela série de filmes tornou-se um assunto muito debatido em fóruns e é um tema recorrente no campo das histórias de ciência e ficção.

A obra também alçou Keanu Reeves, que vive o protagonista Neo, ao nível de estrela mundial. As atuações de Laurence Fishburne e Carrie-Anne Moss também foram destacadas, o primeiro tem o papel de Morpheus, o líder da revolução dos humanos, e a segunda é uma das rebeldes mais poderosas e par romântico de Neo.

Existem diversas versões de Matrix no mundo dos jogos eletrônicos, porém, vale destacar o título que ganhou destaque no gênero de iGaming, que abriga os jogos originários de um cassino, porém, em formato virtual.

A slot online dedicada à franquia evoca todas as referências ao longa, com os principais personagens, as máquinas e todo o ambiente da Matrix.

Harry Potter (2001)

O universo mágico criado por J.K. Rowling foi um tremendo êxito de vendas. Quando a história chegou aos cinemas, o sucesso também foi imediato e absoluto.

Ao apresentar um mundo mágico que coexiste com o real, a escritora conseguiu influenciar o imaginário coletivo sobre o mundo da magia.

A franquia é elogiada por sua rica mitologia, personagens memoráveis e a capacidade de abordar temas relevantes. Harry Potter conquistou uma legião de fãs de todas as idades, se tornando uma das sagas mais celebradas da história de cinema e pode virar até série da HBO.

É difícil escolher apenas um título de videogame, já que o universo de Harry Potter ganhou diversas versões gamers.

No entanto, o mais recente lançamento, Hogwarts Legacy, primeiro jogo de mundo aberto que coloca o jogador como um aluno da mais famosa escola de magia do mundo, vem conquistando cada vez mais os usuários.

A troca de referências entre o cinema e os jogos eletrônicos cria novos produtos culturais que ampliam universos criados para as telas grandes e levam esses mundos a novas plataformas, que continuam a encantar os fãs.

 

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›