A Idade Dourada: Conheça a história que inspirou a série da HBO

A HBO estreou um novo seriado esta semana e está atraindo uma série de novos espectadores fãs de um bom e velho drama de época com A Idade Dourada (The Gilded Age).

A série dos mesmos criadores de Downton Abbey atravessa um período histórico que traz várias possibilidades de drama e histórias envolventes. O novo programa promete mostrar os bastidores dos altos escalões da sociedade.

Mas afinal, o que seria a tal Idade Dourada?

“A Idade Dourada” é uma expressão que se usa para falar sobre um período da história dos Estados Unidos que se passou mais ou menos entre 1870 e 1910.

Esta foi uma fase em que a economia estadunidense teve uma grande expansão, graças à construção de estradas de ferro transcontinentais e indústria de petróleo e aço.

A época também é conhecida pelos seus Barões Ladrões, como eram chamados os poderosos da época, como John D. Rockefeller, J. P. Morgan, Andrew Carnegie e Andrew Mellon. Os empresários acumularam capital com o crescimento das indústrias e criaram imensos monopólios.

Na Idade Dourada, muitos empresários exploravam a classe trabalhadora e criavam fortunas que durariam gerações (Reprodução)
Na Idade Dourada, muitos empresários exploravam a classe trabalhadora e criavam fortunas que durariam gerações (Reprodução)

Junto com tantas riquezas, a inequidade social era gigantesca. Assim como existiam os muito ricos, grande parte da população do país estava abaixo da linha da pobreza, que forçava até mesmo crianças a trabalharem para trazerem o sustento para suas famílias.

A Idade Dourada centraliza sua trama na vida dos altos escalões da sociedade de Nova Iorque, que mesmo sendo unida pelo dinheiro, possui uma divisão clara entre os donos antigos de dinheiro e os chamados “novos ricos”.

Apesar disso, a série não é baseada em fatos reais

Claramente inspirada em um período histórico dos mais discutidos na história dos Estados Unidos, a série da HBO não é baseada em fatos reais, no entanto.

As personagens do programa, apesar de claramente inspiradas em figuras que existiram no passado, são inteiramente fictícias e contam histórias originais, de criação dos roteiristas Julian Fellowes e Sonja Warfield.

A Idade Dourada está disponível no HBO Max, um episódio por semana todas as terças-feiras.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›