O episódio sete de A Casa do Dragão foi recheado de tensão e de intrigas familiares, e o único culpado pela guerra instaurada dentro da Casa Targaryen é o próprio Rei Viserys.
No episódio, a família Targaryen e a família Velaryon se reúnem para o funeral de Laena. Durante o evento solene, a Casa Taragaryen se mostra mais dividida do que nunca, principalmente com seus membros mais jovens defendendo suas mães.
De um lado, Aemond defendeu sua mãe Alicent Higtower, e do outro Jacaersy e Lucerys defenderam Rhaenyra Targaryen. A discussão entre as crianças acabou em uma briga, por Aemond ter chamado Jace e Luke de bastardos. O que terminou com Aemond perdendo um olho.
Claro que Alicent exigiu uma reparação pela crueldade cometida pelos filhos de Rhaenyra. Não conseguindo o que queria, a própria Alicent foi para cima de um dos filhos de Rhaenyra para arrancar um olho dele. Sem perder tempo, Rhaenyra foi em defesa de seus filhos, e acabou sendo cortada pela adaga de Alicent.
O clima se torna mais tenso quando Viserys decide entender como tudo começou, e Aemond diz em alto e bom tom que Jacaersy e Lucerys são bastardos. Algo que Viserys vem tentando ignorar por muito tempo.
Com o caos instaurado, a ordem final de Viserys é: “Não falaremos mais sobre isso”. E esse é o maior erro do rei: querer agradar a todos.
Como Viserys poderia ter impedido A Dança dos Dragões?
De acordo como Screen Rant, Viserys poderia ter evitado a grande guerra da Casa Targaryen se tivesse tomado algumas decisões diferentes.
Viserys parece que falha em sua missão como governante e com pai. Um de seus primeiros erros foi permitir a cesariana de Aemma, esse foi um momento em que ele poderia ter respeitado a decisão da esposa em vez de tomar uma decisão sozinho.
O rei continua a suprimir os problemas dentro de sua família no que ele acha que é a melhor maneira de carregar todo o peso da coroa em seus próprios ombros, e ele não percebe que suas decisões rachariam a relação entre Rhaenyra e Alicent, que eram melhores amigas.
Se Viserys tivesse discutido sua decisão de se casar com Alicent com Rhaenyra antes de seu anúncio ao pequeno conselho, talvez Rhaenyra não se sentisse traída tanto pelo seu pai quanto por Alicent.
Em vez disso, Viserys tomou a decisão de se casar unilateralmente com Alicent Hightower, alienou Rhaenyra dessa decisão e desfez a amizade entre as duas.
Na década seguinte, Viserys então negligenciou os filhos de Alicent e fechou os olhos para o caso de Rhaenyra com Harwin, como se para compensar sua culpa em prejudicar Rhaenyra.
Além disso, se Viserys tivesse permitido que Daemon e Rhaenyra falassem abertamente sobre suas intenções um com o outro, eles poderiam se casar e fortalecer a posição de Rhaenyra.
Uma união entre Rhaenyra e Daemon teria concedido simultaneamente a Daemon a proximidade com a coroa que ele deseja, além de evitar completamente a questão da legitimidade dos filhos de Rhaenyra por causa de seu caso com Harwin Strong.
Viserys ainda falha como pai de Aegon, Aemond e Helaena ao negar-lhes a garantia de que precisam como príncipes e princesas secundários. A doutrinação paranoica de Otto em Alicent e seus filhos não teria fundamento se Viserys deixasse claro para sua segunda família que não há ameaças na ascensão de Rhaenyra ao trono.
Assim, Viserys fingiu não ver tudo o que estava acontecendo em sua família, e agora tudo está a caminho de se tornar uma das maiores guerras que Westeros já viu.
O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Formado em Administração e Psicologia, e também fez curso de desenho. Fã de games, desenhos animados, séries e filmes.