A Casa do Dragão: Quem é Sir Criston Cole?

Sir Criston Cole é um dos personagens que vem ganhando destaque na trama de A Casa do Dragão como o fiel cavaleiro de Rhaenyra Targaryen

Acontecendo 100 anos antes dos eventos de Game of Thrones, A Casa do Dragão, obviamente, apresenta um elenco completamente novo.

Um desses personagens é Sor Criston Cole, interpretado por Fabien Frankel, um cavaleiro da Casa Cole que chega a Porto Real e se torna parte da Guarda Real de Viserys I Targaryen.

Mas quem exatamente é Criston Cole, e que papel ele pode ter no grande esquema da série e o que ele pode enfrentar no futuro de A Casa do Dragão?

Quem é Sir Criston da Casa Cole?

Criston Cole (Fabien Frankel) em A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)
Criston Cole (Fabien Frankel) em A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)

Apresentado durante o primeiro episódio da série, Criston Cole chega para participar do Torneio do Herdeiro, onde compete e vence um cavaleiro da casa Tarly, além de Lorde Boremund e Sor Borros Baratheon.

Mas ele ganha uma atenção especial depois de derrotar Daemon Targaryen. Após sua vitória, Criston pede o favor da princesa Rhaenyra Targaryen.

Um cavaleiro da Casa Cole, uma casa menor das Marcas Dornesas a serviço da Casa Dondarrion, Criston Cole é filho do mordomo de Lord Dondarrion, por quem foi nomeado cavaleiro antes do início da série.

Enquanto o primeiro episódio simplesmente o mostra como um bom lutador, o episódio 2 investiga um pouco mais sobre quem é Cole.

Quando é hora de uma nova Guarda Real ser nomeada, Rhaenyra escolhe Criston para fazer parte dos guardas de seu pai depois que ela descobre que ele é o único dos cavaleiros presentes a ter visto batalhas reais no passado.

Três anos se passaram entre o segundo e o terceiro episódios da temporada, e todo relacionamento evoluiu, incluindo o relacionamento entre Criston e Rhaenyra.

Enquanto Rhaenyra foge da caçada, Criston é quem a persegue e a protege. Enquanto ele a persegue, isso mostra que ele não é apenas seu protetor juramentado, ele está começando a desenvolver um profundo respeito por ela.

Quem é Criston Cole nos livros?

Rhaenyra (Milly Alcock) e Criston Cole (Fabien Frankel) em A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)
Rhaenyra (Milly Alcock) e Criston Cole (Fabien Frankel) em A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)

Por enquanto, o personagem de Frankel se assemelha em alguns aspectos a quem Criston Cole foi descrito nos livros, ele se torna crucial para o futuro evento da série.

No livro, Criston Cole era, como na série, um dos soldados da Guarda Real de Viserys e mais tarde se tornaria Lorde Comandante.

Ao contrário da série, Criston e Rhaenyra se conheciam há um ano antes de ele ser nomeado como parte da Guarda Real, já que ele era seu escudo pessoal juramentado.

Ele tinha um relacionamento amigável com Rhaenyra e era considerado um de seus maiores aliados. Até que Rhaenyra se casou com Sir Laenor Velaryon, filho de Corlys Velaryon e da Rainha Rhaenys Targaryen, para fortalecer seu lugar como herdeira de seu pai, a relação entre Criston e Rhaenyra se rompe e nunca mais foi a mesma.

Ao longo do que é considerado a Dança dos Dragões, Criston Cole, fica firmemente ao lado do meio-irmão de Rhaenyra, Aegon II, e desempenha um fator significativo na própria guerra.

O que é a dança dos dragões e qual é o papel de Criston nela?

Criston Cole (Fabien Frankel) em A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)
Criston Cole (Fabien Frankel) em A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)

A Dança dos Dragões é para onde a série está indo, uma guerra civil que causaria a queda da dinastia Targaryen e a quase extinção dos dragões. A guerra civil foi um conflito sobre quem sucederia Viserys após sua morte, com dois lados lutando pelo trono.

Sir Criston Cole teria um papel vital na guerra e, de certa forma, até a começou. Enquanto a tensão entre Rhaenyra e Alicent Hightower vinha aumentando há anos, a morte do pai de Rhaenyra começou tudo quando Alicent e Criston convenceram Aegon II (filho de Alicent e Viserys) a assumir o trono para si.

Rhaenyra havia se casado novamente neste momento com seu tio, o príncipe Daemon Targaryen, e Criston se opôs a ambos terem poder, e, após a morte de Viserys, Criston tomou o assunto para si.

Ele continuou os rumores de que os filhos de Rhaenyra eram bastardos, na verdade, o pai deles não era Laenor Velaryon, mas Sor Harwin Strong.

Ele e Alicent iriam coroar seu filho, com Criston colocando a coroa de Aegon, o Conquistador, na cabeça de Aegon II e, por sua vez, Criston se tornou conhecido como o Fazedor de Reis devido ao seu apoio a Aegon II.

Durante o conflito, Criston se torna A Mão do Rei depois que Aegon fica frustrado com Otto Hightower, seu avô. Criston é implacável durante a guerra, e a maioria de seus motivos para apoiar Aegon II permanecem desconhecidos.

Muitos acreditam que ele agiu por ambição, já que Aegon era mais controlável do que Rhaenyra, mas outros especulam que ele era um amante desprezado que queria vingança contra a princesa.

Ao longo da história dos livros e da tradição de Westeros, Sir Criston Cole é lembrado como a personificação do melhor e do pior da Guarda Real.

Novos episódios de A Casa do Dragão chegam todo mundo às 22h na HBO e HBO Max.

Fonte: Collider

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›