Dia do Hambúrguer | Veja como o sanduíche é mostrado na cultura pop em filmes e séries

As grandes franquias de hambúrgueres também existem na ficção

No dia 28 de maio é comemorado o Dia do Hambúrguer. Esse lanche apreciado em todo mundo tem uma história de origem incerta, afinal, devia ser bem comum em vários povos antigos fazer um pão recheado, ainda mais que o pão é um alimento existe há aproximadamente 13 mil anos.

Contudo, segundo alguns relatos, o hambúrguer que conhecemos hoje começou a se popularizar nos Estados Unidos a partir do Século 19. A carne veio de um receita de imigrantes originários da Alemanha, que fabricavam o bife de Hamburgo, bolos de carne achatados.

No início da industrialização, operários colocavam a carne dentro do pão, pois não tinham muito tempo para comer e assim também não precisavam levar talheres. Em 1921 surgiu a primeira cadeia de hambúrgueres dos Estados Unidos, a White Castle.

Os hambúrgueres se tornaram rapidamente populares, devido à facilidade para comer e bem por serem muito baratos. Hoje eles existem dos mais diversos sabores e tamanhos para agradar todo tipo de público.

E claro que o hambúrguer se tornaria popular na cultura pop, aparecendo no cinema e na TV, e com personagens que amam o lanche. Confira a seguir a lista:

Dudu (Popeye)

Dudu em HQ de Elzie Segar (Reprodução)
Dudu em HQ de Elzie Segar (Reprodução)

Elzie Segar criou o personagem Dudu em 1931 para as tirinhas do Popeye e também foi para as animações. Dudu tem inspiração em várias pessoas que Segar conheceu ao longo da sua vida que adoravam hambúrgueres. Dudu é descrito como inteligente, educado, um pouco covarde e guloso. Ele sempre tem hambúrgueres a disposição para comer.

Krusty Burger (Os Simpsons)

Krusty Burger em Os Simpsons (Reprodução)
Krusty Burger em Os Simpsons (Reprodução)

Krusty Burger é um fast-food de Springfield e tem como o “mascote” do negócio o famoso palhaço Krusty. A lanchonete é conhecida por vender lanches de origem duvidosa, que podem incluir até carne animais de zoológico, mortos em atropelamento e insetos.

Siri Cascudo (Bob Esponja)

Siri Cascudo em Bob Esponja (Reprodução)
Siri Cascudo em Bob Esponja (Reprodução)

O Siri Cascudo é a maior e melhor lanchonete da Fenda do Biquini. No local pode ser comido o famoso e saboroso Hambúrguer de Siri, que tem um receita secreta que só o proprietário do local, o Seu Siriguejo (e talvez o Bob Esponja, por fazer os lanches), sabe.

Honker Burger (Doug)

Doug (Reprodução)
Doug (Reprodução)

O Honker Burger é um dos restaurantes mais balados de Bluffington. O local era administrado pelo Mr. Swirly na era Nickelodeon. Quando o desenho Doug foi para a Disney, Hunker Burger virou um restaurante francês chamado Chez Honque. O Chez Honque não durou muito quando o Sr. Swirly decidiu abrir sua própria lanchonete.

Bob’s Burgers

Bob em Bob’s Burgers: O Filme (Reprodução)
Bob em Bob’s Burgers: O Filme (Reprodução)

Bob’s Burgers é uma série animada que segue a família Belcher, formada por Bob, Linda, Tina, Gene e Louise, que tenta se manter competitivo ramo do hamburgueres. Apesar de fazer lanches deliciosos, Bob perde no atendimento e constantemente perde clientes para o concorrente Jimmy Pesto.

Tá Chovendo Hambúrguer

Flint Lockwood em Tá Chovendo Hambúrguer (Reprodução)
Flint Lockwood em Tá Chovendo Hambúrguer (Reprodução)

O filme lançado em 2009 segue o inventor Flint Lockwood que cria uma máquina capaz de transformar água em comida. A máquina acaba saindo de controle e ele acha que a perdeu, até começar a chover hamburgueres.

Cheeseburguer (Viewtiful Joe)

Joe em Viewtiful Joe (Reprodução)
Joe em Viewtiful Joe (Reprodução)

Outro personagem que adora hambúrguer, mais especificamente o de queijo, é Joe. Nos jogos, cheeseburgers ajudam o herói a recupera vidar. No anime, Joe é visto comendo hambúrgueres diversas vezes.

Good Burger (Good Burger – A Guerra do Hambúrguer)

Este filme de 1997 segue Ed (Kel Mitchell) e Dexter (Kenan Thompson), dois amigos que trabalham no Good Burger e precisam encontrar uma forma de salvar a lanchonete da falência.

White Castle (Madrugada Muito Louca)

Lançado em 2004, o filme mostra dois amigos, Harold (John Cho) e Kumar (Kal Penn), que descobrem que nunca experimentaram um certo hambúrguer, e partem em busca de uma lanchonete da rede White Castle.

Big Kahuna Burger (Pulp Fiction)

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

Neste filme de Quentin Tarantino há uma cena onde duas pessoas que começariam a comer um lanche do Big Kahuna Burger mas recebem a inesperada visita de Vincent (John Travolta) e Jules (Samuel L. Jackson). Enquanto o personagem de Travolta vasculha a casa, o personagem de Jackson aproveita para comer o lanche que não é dele.

Em quais outras produções da TV e do cinema você lembra de ter visto hambúrgueres?

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›