James Gunn como diretor de terror em Hollywood pode surpreender muita gente que está acostumada com ele no comando de Guardiões da Galáxia e O Esquadrão Suicida.

    Antes de se tornar ‘o cara’ dos filmes de super-heróis, e depois de ter roteirizado os dois live-actions do Scooby-Doo (2002 e 2004), em 2006 o cineasta dirigiu Seres Rastejantes, um filme de terror/comédia/ficção científica que foi um fracasso nas bilheterias e posteriormente ganhou um culto de admiradores que idolatram a produção hoje em dia.

    O filme conta a história dos moradores de uma cidadezinha que são infectados com um parasita alienígena que transforma a todos em uma criatura deformada que toma conta da mente de seus hospedeiros humanos.

    Seres Rastejantes é uma carta de amor de Gunn a uma série de produções de terror do passado. Confira as referências mais interessantes que o cineasta usou no filme:

    O Enigma de Outro Mundo

    Kurt Russell em O Enigma de Outro Mundo (Reprodução)
    Kurt Russell em O Enigma de Outro Mundo (Reprodução)

    O Enigma de Outro Mundo claramente serviu como exemplo para o que James queria fazer com este filme.

    A produção de John Carpenter segue um grupo de pesquisadores na Antártida que encontra um parasita extraterrestre que se assimila ao corpo de seu hospedeiro. Familiar?

    O Ataque dos Vermes Malditos

    Cena de O Ataque dos Vermes Malditos (Reprodução)
    Cena de O Ataque dos Vermes Malditos (Reprodução)

    O filme dos anos 1990 que conta a história de vermes gigantes descobertos no subterrâneo é homenageado com um pequeno Easter-Egg através do nome da escola em Seres Rastejantes, a Earl Bassett High. Earl era o nome do personagem de Fred Ward em O Ataque dos Vermes Malditos.

    A Bolha Assassina

    Cena de A Bolha Assassina (Reprodução)
    Cena de A Bolha Assassina (Reprodução)

    A Bolha Assassina é mais um filme que, assim como Seres Rastejantes, conta com um organismo de outro planeta que sai matando, e claro que ele seria referenciado no filme de James Gunn.

    Estrelado por Kevin Dillon como Brian Flagg e Shawnee Smith como Meg Penny, a moça é citada no filme como o nome de uma lanchonete chamada Meg Penny’s Diner.

    A Hora do Pesadelo

    Heather Langenkamp como Nancy em A Hora do Pesadelo (Reprodução)
    Heather Langenkamp como Nancy em A Hora do Pesadelo (Reprodução)

    Kylie (Tania Saulnier) é atacada pela criatura enquanto está tomando banho de banheira, em uma referência que lembra muito a clássica cena do primeiro filme de Freddy Krueger, em que sua mão com navalhas nos dedos aparece durante o banho de Nancy (Heather Langenkamp).

    A Mosca

    Jeff Goldblum como Seth Brundle em A Mosca (Reprodução)
    Jeff Goldblum como Seth Brundle em A Mosca (Reprodução)

    Um dos mais famosos filmes da categoria de terror corpora ou bod horror, A Mosca segue a trajetória do cientista Seth Brundle (Jeff Goldblum), que começa a se transformar lentamente em uma mosca mutante.

    O processo seria usado como referência em Seres Rastejantes para o protagonista Grant Grant (Michael Rooker), que também pouco a pouco abandona sua forma humana até se tornar um monstro irreconhecível, assim como Seth.

    Seres Rastejantes está disponível na Netflix.

    Autor

    • Sergio Scarpa

      Formado em Psicologia pela UNICEP, além de Técnico em Administração pela Industrial e cursando Redação Jornalística no SENAC. Comecei na redação em sites em 2018 e escrevo no E-Pipoca desde 2020. Escrevo sobre filmes, séries e animações, como também críticas e cobertura de novelas. Com um amor especial por monstros, super-heróis, desenhos animados e jogos. Contato: [email protected]


    Deixe seu comentário

    Adoraríamos saber sua opinião!


    Descubra mais sobre Epipoca

    Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

    Compartilhe

    Formado em Psicologia pela UNICEP, além de Técnico em Administração pela Industrial e cursando Redação Jornalística no SENAC. Comecei na redação em sites em 2018 e escrevo no E-Pipoca desde 2020. Escrevo sobre filmes, séries e animações, como também críticas e cobertura de novelas. Com um amor especial por monstros, super-heróis, desenhos animados e jogos. Contato: [email protected]

    (function ($) { 'use strict'; var selector = '.smart-head .search-icon'; var options = { items: { src: '.search-modal-wrap', type: 'inline' }, removalDelay: 400, focus: 'input', closeBtnInside: false, closeOnBgClick: false, mainClass: 'search-modal', midClick: true, fixedContentPos: true, autoFocusLast: false }; function mount() { var $target = $(selector); if (!$target.length || !$('.search-modal-wrap').length || !$.fn.magnificPopup) { return false; } $target.each(function () { var $item = $(this); if (!$item.data('magnificPopup') && !$item.data('epipocaSearchReady')) { $item.magnificPopup(options); } $item.data('epipocaSearchReady', true); }); return true; } function retry() { if (!mount()) { window.setTimeout(retry, 250); } } $(function () { retry(); $(document) .off('click.epipocaSearchFallback touchend.epipocaSearchFallback', selector) .on('click.epipocaSearchFallback touchend.epipocaSearchFallback', selector, function (event) { var $item = $(this); if ($item.data('magnificPopup') || $item.data('epipocaSearchReady')) { return; } event.preventDefault(); var attempts = 0; function openWhenReady() { attempts++; if (mount()) { $item.magnificPopup('open'); } else if (attempts < 40) { window.setTimeout(openWhenReady, 250); } } openWhenReady(); }); }); })(window.jQuery);
    ×

    URL Copiada com Sucesso

    Desenvolvido por Camillo Dantas