Indiferente da idade, todo mundo já viu vários filmes adolescentes ao longo da vida e algumas coisas parecem nunca mudar, incluindo algumas características repetidas em praticamente todos os longas do gênero, que ninguém mais aguenta ver, e nós citamos seis delas.
1. O baile
Uma grande porcentagem dos filmes teen são ambientados em escolas de ensino médio e desses, todos contam com o clímax do baile, o momento em que ou os populares aprontam com os “estranhos”, ou alguém que foi vítima durante boa parte da história, acaba tendo seu momento de glória.
E já está mais que na hora de deixar esse costume tão antigo no passado, porque ninguém aguenta mais ver o milionésimo baile.
2. Os populares insuportáveis

Das características repetidas em filme teen, com certeza as mais repetidas se referem as que determinam mocinho/vítima e vilão/agressor.
Tente lembrar de um longa do gênero, que não tenha os personagens que são populares, insuportáveis que parecem só ter vindo ao mundo para fazer a vida dos menos populares um inferno, e falhe miseravelmente.
E já evoluímos o suficiente para acabar com essa divisão, que ninguém mais quer ver nem na vida real, nem nas telas.
3. Os nerds ou esquisitos que querem ser populares

O outro lado da moeda também é batidíssimo: toda história com populares tem seu oposto, os nerds ou “esquisitos” que invejam os populares e fazem de tudo para ser como eles, por mais insuportáveis que eles sejam.
4. Bullying

Outra característica presente em todo filme teen, indiferente do tipo de ambiente em que ele se passa é o bullying. Sempre tem o valentão que caçoa do nerd ou da pessoa LGBTQIA+, o ofende constantemente, ameaça e até agride.
5. Adolescentes com belezas surreais

Outro fator comum de todas as produções do gênero, os adolescentes com belezas surreais, com a pele perfeita, corpo perfeito, cabelo perfeito.
Todo mundo que já passou por essa fase da vida, sabe que isso não existe. Nessa idade as pessoas estão lotadas de hormônios e passando por uma transição, ninguém consegue ter toda essa perfeição.
Esse tipo de estereótipo só destrói a autoestima já em crise de jovens meninas e meninos e está fora da realidade.
6. Relações tóxicas

Filmes teen contam com muitos relacionamentos, de pais e filhos, amigos e namorados e sempre tem um ou mais que são tóxicos. Vai de filho adolescente tratando mal os pais, a amigos que manipulam o amigo mais frágil, e claro os namorados que são super tóxicos.
Lembrou de outra característica marcante desse tipo de produção? Compartilha com a gente.
O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.
Gaúcha, formada em Jornalismo e Pedagogia, crocheteira,”mãe” da dog Katy, apaixonada por filmes e séries de gêneros variados e por escrever. Sou redatora do site E-Pipoca especialista em cultura pop, cinema, streaming e TV.