5 filmes de vampiros ‘recentes’ mais influentes dos últimos tempos

Existem poucas figuras de terror que são tão icônicas e influentes quanto os vampiros.

Estes seres demoníacos, sugadores de sangue, fazem parte da cultura pop há vários anos, e aqui estão alguns dos filmes mais influentes dos últimos tempos.

Entrevista com o Vampiro

Anne Rice é uma das autoras que mais fizeram para transformar a ideia do que os vampiros podem ser.

Em sua imaginação, o vampiro não é apenas um predador, mas uma espécie de herói romântico condenado, e o vampiro Louis, o assunto da entrevista titular, continua sendo um dos melhores papéis de Brad Pitt no cinema.

Embora sugar sangue ainda seja uma parte fundamental da trama, o filme também trata de questões maiores e mais filosóficas, incluindo a natureza da mortalidade, o desejo e o anseio por conexão.

Cena de Entrevista com o Vampiro (Reprodução(
Cena de Entrevista com o Vampiro (Reprodução)

Drácula de Bram Stoker

A década de 1990 foi uma espécie de era de ouro para filmes de vampiros, e isso inclui Drácula de Bram Stoker, que continua sendo um dos melhores filmes de terror já feitos.

O ator Gary Oldman dá vida ao personagem protagonista, que se torna muito mais do que somente um demônio sugador de sangue.

Ele é, na verdade, um anti-herói atormentado, que sempre está em busca do grande amor que foi tirado da sua vida, sempre ansiando por algo que nunca poderá ser realizado, o que torna o filme muito mais uma tragédia do que um terror.

Dracula (Gary Oldman) em Dracula de Bram Stoker (Reprodução)
Dracula (Gary Oldman) em Dracula de Bram Stoker (Reprodução)

Blade

Blade apresenta Wesley Snipes no papel do personagem-título – um vampiro que caça vampiros, tanto com habilidades humanas quanto vampíricas –, além de trazer uma estética sombria e corajosa, antes incomum em filmes de super-heróis.

Como a franquia foi tão amada pelo público, ela será reiniciada em breve pelo MCU.

Saga Crepúsculo 

Independentemente de como os críticos se sentiram, não há dúvida de que os filmes da saga foram influentes, e muitos dos programas e filmes para jovens adultos que apareceram em seu rastro são uma prova de seu poder de moldar a maneira como estes seres mitológicos podem aparecer em vários elementos da cultura popular.

Edward Cullen (Robert Pattinson) em A Saga Crepúsculo
Edward Cullen (Robert Pattinson) em A Saga Crepúsculo

Buffy, A Caça Vampiros

Bem antes da série de a série de TV se tornar tão popular, a personagem apareceu em um filme de mesmo nome.

Embora o filme seja um pouco diferente da série, ele ainda tem o mesmo senso de humor irreverente de seu sucessor, demonstrando que o vampiro é uma figura que nem sempre deve ser levada tão a sério quanto o gênero de terror implicaria. Na verdade, os vampiros também podem ser figuras dignas de diversão e zombaria, como acontece neste filme e em toda a franquia envolvendo Buffy.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›