1899 | Teoria: Qual será a grande revelação final da série?

Segunda temporada seria apenas a parte do conflito da história, mas não a resolução

Para alguns espectadores de 1899, analisar a estrutura narrativa de Dark pode dar pistas sobre o que esperar das próximas temporadas da série.

Nada de oficial foi confirmado ainda, mas o programa se mantém desde seu lançamento no top 3 das séries mais assistidas da Netflix, perdendo só para Wandinha e ultrapassando sucessos de audiência como The Crown, que teve a 5ª temporada recentemente lançada também.

Agora que nada mais resta senão aguardar para ver o que pode vir a seguir, os fãs da atração estão enchendo o fórum do Reddit com teorias e especulações sobre o que eles acham que a história pode contar nos próximos episódios.

Dark e a estrutura em três atos

Louis Hofmann como Jonas Kahnwald em Dark
Louis Hofmann como Jonas Kahnwald em Dark (Divulgação / Netflix)

O usuário u/lurker_32 fez algumas observações sobre Dark, que também foi criada por Jantje Friese e Baran bo Odar. Ele falou sobre 1899, e tentou prever como o enredo da série pode se desenrolar.

Os criadores já disseram em entrevistas recentes que planejam contar a história de 1899 em três temporadas como seu outro programa, e essa informação é a base da teoria em questão.

“A 1ª temporada de Dark terminou com Jonas sendo mandado para o futuro, uma reviravolta bem clara na história e similar com a revelação da nave espacial em 1899”, explicou o usuário.

“Aquilo foi um aumento na dimensão do conflito: onde tinha só três linhas do tempo, agora tem uma quarta no futuro! Como eles poderiam aumentar ainda mais a tensão depois disso? A resposta veio no final da 2ª temporada, onde temos a revelação insana de que existem múltiplos mundos. Novamente, isso aumentou os riscos do conflito para o terceiro ato/temporada.”

Quais serão as próximas reviravoltas em 1899?

A teoria sugere que, assim como em Dark, o final da próxima temporada vai ter uma revelação ainda maior do que a apresentada na 1ª, que assim como na outra série, precisam deixar o conflito ainda mais sério e tenso.

Emily Beecham como Maura Franklin em 1899 (Reprodução)
Emily Beecham como Maura Franklin em 1899 (Reprodução)

“Eu pessoalmente acredito que a nave espacial é apenas uma segunda camada na simulação, então a teoria continua baseada nisso”, esclareceu o usuário.

“Do ponto de vista da história, a revelação que tivemos significa que há múltiplos níveis de simulação, que é o ponto que eu acho que vai guiar a próxima temporada. Essa ideia precisa ser superada na segunda reviravolta, que vai mover a 3ª temporada. Então, a pergunta é: que revelação pode aumentar a tensão mais do que múltiplas simulações?”

De acordo com ele, continuar revelando mais e mais camadas de simulação se tornaria chato, então o próximo passo lógico seria finalmente alcançar a realidade:

“Acho que o mais próximo disso é ‘Há uma realidade’. […] Isso também explicaria porque a nave não é real, porque isso faria a história acabar muito rápido. Talvez Maura alcança a realidade de verdade, mas é forçada a voltar para salvar Eyk e os outros?”, concluiu.

A primeira temporada de 1899 está disponível na Netflix.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›