Westworld | O mistério de Christina, explicado

Quem é a nova personagem e como ela é capaz de interagir com um mundo onde ela não existe?

ATENÇÃO: esta matéria trata de SPOILERS para a quarta temporada completa de Westworld.

A esperança pelo futuro da humanidade agora está nas mãos de apenas uma pessoa em Westworld. E mãos digitais, ainda por cima.

Depois de uma temporada inteira de mistério deixando seus espectadores curiosos do início ao fim, a série da HBO concluiu a sua quarta temporada com a derrota da humanidade e sua extinção quase completa.

 

Depois de desenhar um mundo em que humanos e anfitriões inverteram seus papeis, Charlotte perde as rédeas sobre a cópia de William, que usou o sistema de controle mental e ordena que todos, robôs e humanos, lutem até a morte.

Christina, criada à imagem de Dolores, acaba se tornando a chave para a chance de sobrevivência de pelo menos uma fração do mundo. Mas quem ela é na realidade, e por que Teddy disse que a moça não era real?

Christina é Dolores?

Dolores Abernathy (Evan Rachel Wood) em Westworld (Reprodução / HBO)
Dolores Abernathy (Evan Rachel Wood) em Westworld (Reprodução / HBO)

Westworld torna toda e qualquer explicação sobre identidade muito mais complicada do que deveria ser, e essa reviravolta não seria diferente.

Christina não existe como uma anfitriã na Nova Iorque desenhada por Charlotte, mas sim como um programa na Torre, responsável por escrever narrativas para todos os habitantes da cidade.

De dentro de uma recriação digital da metrópole, a função de Christina era, enquanto ela vivia uma vida ‘normal’ e sem saber de sua real função, manter todos os humanos controlados por Charlotte dentro de seus loops.

Dolores não morreu?

Evan Rachel Wood como Dolores em Westworld
Evan Rachel Wood como Dolores em Westworld (Divulgação / HBO)

Mas como é possível que Christina seja Dolores, se a personagem teve sua pérola completamente apagada no final da terceira temporada? Embora isso não tenha sido explicado de maneira explícita, o passado da série traz informações que ajudam a criar teorias sobre isso.

 

Uma das possibilidades seria de que Christina tenha sido criada não com base naquela versão de Dolores, mas uma das cinco que ela criou antes de fugir do parque e instalou em diferentes corpos espalhados pelo mundo.

Embora algumas delas tenham sido destruídas, outras como a que estava dentro de ‘Musashilores’ não tem seu paradeiro conhecido. Talvez ela tenha ido parar nas mãos de Hale?

Outra forma de recriar Dolores seria a partir do zero, das memórias de Charlotte sobre ela, afinal, a vilã ERA Dolores antes de virar sua própria pessoa. Isso já foi feito anteriormente na série, quando Bernard foi trazido de volta no final da segunda temporada.

E Maya, Peter, Teddy?

Evan Rachel Wood é Christina e James Marsden é Teddy em Westworld (Reprodução/HBO)
Evan Rachel Wood é Christina e James Marsden é Teddy em Westworld (Reprodução/HBO)

Todo mundo com quem Christina interagiu durante todos os episódios não eram reais assim como ela, mas criações de uma Dolores dentro dela que queria ajudá-la a lembrar de quem ela era.

Isso explica muita coisa que não foi mostrada por acaso nos episódios anteriores: a placa da ala Peter Myers no hospital era antiga porque o Peter que a perseguiu era apenas uma projeção dela para ajudar a entender sua situação. Charlotte pressionou Christina para contar quem era seu novo namorado porque a moça não deveria ser capaz de interagir com ninguém.

A quarta temporada de Westworld já está disponível na íntegra, assim como as três anteriores, através do HBO Max.

Fonte: Screen Rant

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›