5 CURIOSIDADES SOBRE O NOVO SCI-FI

DUNA

Uma das obras de ficção científica mais influentes da cultura geek, Duna está de volta aos cinemas. Porém a história do filme é recheada de curiosidades que você pode não fazer ideia. 

Embora o mais novo filme de Duna tenha surpreendido com o seu sucesso, muitos não sabem que essa é, na verdade, a segunda versão do filme. Duna já foi ao cinemas antes, em 1984, mas se provou um verdadeiro fracasso.

SEGUNDA ADAPTAÇÃO

Diretor da primeira versão de Duna, Lynch já afirmou que o filme foi "um pesadelo" e considera a produção como a vergonha de sua carreira. Levando 3 anos pra ser gravado, o filme sofreu com cortes e interferências executivas.

A VERGONHA DE DAVID LYNCH

Com uma história complexa, o livro de Duna dedica 100 das sua 900 páginas apenas para explicar conceitos de seu universo, como o Arakis, Caladan e a Especiaria Melange, ao leitor. Então, como adaptar isso um livro?

O LIVRO QUE NÃO PODERIA SER FILME

Ignorar esses conceitos prejudicaria o filme e colocá-los nas conversas de seus personagens seria muito vago. Então, seu o diretor encontrou um meio termo, explicando os conceitos somente quando eles aparecem na história.

Ambientado num planeta desértico, Duna teria como protagonista um ecologista. Porém, conforme ganhava mais elementos, seu significado ficou cada vez menor, levando o foco da história para ascensão de Paul Atreides.

PAUL ATREIDES SERIA COADJUVANTE

Duna influenciou muitas obras da cultura geek, sendo Guerra nas Estrelas a mais marcante. Semelhanças são claras em vários elementos desde o planeta desértico, o Império, o destino do protagonista e os Jedi.

INSPIRAÇÃO PARA OUTROS FILMES

Disponível no HBO Max, Duna também pode ser encontrado em cartaz nos maiores cinemas nacionais.