Vencedoras negras de Drag Race revelam o que as suas vitórias impactam na comunidade

Monét X Change, Jaida Essence Hall e Shea Coulée abriram o jogo em nova entrevista

Para a ‘Dinastia da Melanina’, como alguns fãs chamam as vencedoras negras de RuPaul’s Drag Race, ter vencido é uma questão de representação. Monét X Change, Jaida Essence Hall e Shea Coulée são parte das vencedoras não brancas do reality show, e as queens reconhecem a importância de suas vitórias.

Em uma conversa com o site da revista Entertainment Weekly, as três performers falaram sobre o que pesa para elas como pessoas negras terem levado as coroas de suas temporadas.

Jaida Essence Hall, que venceu a 12ª temporada de Drag Race, disse que a representação negra não tem a ver com exemplos a serem dados.

Pelo contrário, na opinião dela sua vitória serve para mostrar que pessoas que são diferentes daquilo que é mostrado à exaustão na mídia também está ok e também é lindo:

“Poder impactar pessoas que se parecem com a gente, é importante para sermos o mais autênticas possível em tudo o que fazemos”.

“Não é sobre criar uma fachada, ou tentar mandar uma mensagem para as pessoas. Eu não acho que as pessoas precisam ver alguém dando lição de moral ou dizendo como elas tem que ser. Mais que isso, [elas deveriam] ver as pessoas vivendo sua vida como elas querem, todos os dias. E dizer: ‘Uau, elas são lindas, negras, um exemplo brilhante de como a gente pode ser no mundo’.”

Mostrar talentos de artistas negros do cabelo e moda também é importante, diz queen

Monét X Change (Divulgação/Paramount+)
Monét X Change (Divulgação/Paramount+)

Monét concorda com a amiga, e disse que se sente muito mais à vontade hoje em dia em se expressar livremente do que sua primeira participação no programa.

Agora, com o dinheiro do prêmio e podendo exaltar artistas negros e mostrar a arte deles em sua drag a deixa muito mais animada em voltar:

“Eu amo ser meu autêntico eu negro na televisão. Desde o All Stars 4, tem muito mais acesso em termos de ser autenticamente negra como eu quero ser”, começou.

“Tem tudo isso voltando para uma temporada de vencedoras, eu me senti bem, e ainda mais empoderada desfilando e projetando o que eu quero que as pessoas vejam do meu bumbunzão preto.”

Declaração de amor

Shea Coulée relembrou o que falou durante se bate-papo na final com RuPaul durante o All Stars.

Segundo a queen, a drag dela é uma declaração de amor a todas as mulheres negras que conheceu, e a nova chance de participar é apenas mais um momento em que ela pode demonstrar isso:

“Eu disse durante o All Stars 5 que minha drag é a forma mais pura de amor para as mulheres negras. Eu senti de verdade que voltar e fazer uma temporada de vencedoras era uma chance para que eu continuasse escrevendo essa carta de amor.”

A sétima temporada de RuPaul’s Drag Race All Stars estreia no dia 20 de maio, disponível no Brasil através do streaming WOW Presents Plus.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›