Troca das protagonistas de Pokémon envolve polêmica com diretor

Reportagem esclareceu o motivo da saída de Misty de Pokémon e a problemática troca constante das protagonistas femininas

publicidade

O anime Pokémon se envolveu em diversas polêmicas ao longo dos anos por conta dos monstrinhos, mas foi revelado que há também uma polêmica envolvendo a troca constante das protagonistas, bem como esclarecido o motivo de Brock viajar por tanto tempo com Ash.

Quando o anime começou em 1997, o protagonista Ash Ketchum, teve Misty, a líder do ginásio de Cerulean, como sua primeira parceira, e logo em seguida, Brock, o líder do ginásio de Pewter, decidiu seguir viagem com a dupla.

publicidade

Ao longo de sua história, Pokémon apresentou diversas amigas para Ash como May, Dawn, Iris, Serena, Lillie e atualmente Chloe.

De acordo com o canal do YouTube Jiraya, em 2008 foi esclarecida a saída de Misty após a quinta temporada do anime, sendo substituída por May na saga Hoenn, e em seguida teve a chegada de Dawn no arco de Sinnoh.

Em uma entrevista da PokéBeach na Anime Expo 2008, o diretor de Pokémon na época, Masamitsu Hidaka, foi questionado se um dia Misty voltaria para o anime, e ele respondeu:

“Não, como personagem principal, não. Se ela voltar, será em um papel menor como uma rival pra um torneio”.

publicidade

A principio a resposta parecia inofensiva, mas em uma segunda entrevista do PokéBeach com Hidaka, o diretor acabou revelando o verdadeiro e problemático motivo da saída de Misty e troca constante das protagonistas.

O site mais uma vez pontuou o desejo dos fãs de longa data em ver Ash, Misty e Brock reunidos novamente em uma aventura no anime. O diretor reforçou a resposta anterior e acrescentou:

publicidade

“Nós mudamos as garotas porque isso dá aos meninos um novo colírio para os olhos de vez quando. Elas são mais personalizáveis, você pode mudar suas roupas, seus trajes de banho”.

May e Dawn em Pokémon (Reprodução)
May e Dawn em Pokémon (Reprodução)

As falas do diretor reforçam certos estereótipos femininos e a sexualização de personagens, e isso se torna mais grave por conta que a maioria dos personagens de Pokémon são menores de idade, com os protagonistas tendo por volta dos 10 anos.

publicidade

Um ano depois dessas declarações, Hidaka foi demitido da direção de Pokémon, e nas temporadas seguintes os amigos do Ash também começaram a ser substituídos.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›