Tim Burton diz que só não dirigiu 3º filme do Batman por causa dos mamilos no traje; entenda

Diretor ficou indignado por ser criticado e substituído por alguém que colocou mamilos na roupa

publicidade

Tim Burton não tem uma opinião favorável sobre os polêmicos mamilos nos uniformes de Batman que vieram depois de seus filmes.

O famoso diretor ocupou a cadeira nos filmes de 1989 e 1992, porém não foi chamado de volta para o terceiro, Batman Eternamente, de 1995.

publicidade

O uniforme de Val Kilmer no filme se tornou mundialmente conhecido e ganhou infâmia por seus mamilos proeminentes, que depois ficaram mais ainda em evidência no uniforme de George Clooney em Batman & Robin.

Em uma entrevista concedida para a revista Empire, Tim desabafou sobre o caso e como ele ficou indignado. Segundo o diretor, os estúdios criticaram sua abordagem aos filmes e disseram que tudo era ‘estranho demais’.

As reclamações são um tanto irônicas do ponto de vista do cineasta, uma vez que ele foi dispensado por conta de suas ideias e seu substituto aceitou os ‘mamilos polêmicos’ na roupa:

“Naquela época eles começaram a levar as coisas para um outro lado. Essa é a parte mais engraçada da história toda. Eu perguntei: ‘Espera aí um minuto. Vocês reclamam de mim, que eu sou estranho demais, sombrio demais, e aí vocês vão lá e colocam mamilos no uniforme? Vai tomar no olho do seu c*’. De verdade. Então é, eu acho que é por isso que eu não voltei para um terceiro filme…”

Mamilos eram referência a guerreiros romanos

publicidade
Val Kilmer em Batman Eternamente (Reprodução)
Val Kilmer em Batman Eternamente (Reprodução)

Jose Fernandez foi o designer por trás do conceito do famoso uniforme, e ele defende a escolha.

publicidade

Em bate-papo com a revista MEL ele explicou que a ideia por trás dos mamilos aparentes era simular um uniforme de guerra parecido com o dos centuriões romanos, que imitavam as formas anatômicas de seus corpos:

“Com a roupa do Val Kilmer no Batman Eternamente, os mamilos eram uma daquelas coisas que eu adicionei. Não era uma questão de fetiche para mim, era uma opção informada a respeito das armaduras romanas, como os Centuriões”, explicou.

“As personagens sempre pareciam como se estivessem nus com tinta spray aplicada neles. Era tudo sobre anatomia, e eu gosto de usar isso. Eu não sei exatamente onde minha cabeça estava naquela época, mas é o que eu me lembro. E então, eu adicionei mamilos. Eu não tinha ideia alguma de como isso iria acabar e que seria uma coisa tão polêmica e tão comentada.”

publicidade

Batman Eternamente e Batman & Robin está disponível na HBO Max.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›