The Big Bang Theory: atitudes de personagem estão envelhecendo mal

Algumas falhas de The Big Bang Theory estão sendo cada vez mais notadas agora que o público pode assistir à série nas plataformas de streaming, deixando muitas pessoas até mesmo irritadas com o show – não importa o quanto ele seja querido.

O personagem Raj Koothrappali, apesar de ser considerado fofo, teve momentos bastante controversos no show. Alguns desses momentos envolvem falas descaradamente racistas do personagem para com outros; já em outros momentos, ele é a vítima de constante bullying com conteúdo homofóbico ou também racista. Aqui foram destacados alguns desses momentos que não envelheceram bem no show.

A terminologia usada por Raj para descrever a aparência das mulheres

Há vários momentos em que os personagens nerds do show se referem às mulheres de maneira objetificada e dizem que as únicas que vão se interessar por eles são aquelas de baixa autoestima por serem as gordas ou feias – como se elas não tivessem opção e tivessem que aceitar o que sobra.

Em um episódio da sexta temporada, Raj se referiu à Sra. Davis, uma mulher negra, chefe do departamento de RH do seu trabalho como “açúcar mascavo” para indicar o seu interesse nela.

Sheldon, na tentativa de ‘amenizar’, diz que ela não considere isso como racismo, afinal, “Raj também é moreno”.

Raj (Kunal Nayyar) em The Big Bang Theory (Reprodução)
Raj (Kunal Nayyar) em The Big Bang Theory (Reprodução)

A tendência do programa de tirar sarro do suposto ‘lado feminino’ de Raj

Na época de sua estreia, o show aderiu à ideia estereotipada de masculinidade, em que caras musculosos como Kurt eram o principal exemplo de ‘homens de verdade’.

Em algum momento a partir da quinta temporada, Raj começou a ser retratado de forma cômica no que diz respeito à sua masculinidade, principalmente sempre citando seu gosto por programas de televisão supostamente femininos, como Sex and the City, ou seu desejo de participar da noite das garotas.

Também vira piada o fato de ele ser um bom organizador de festas, como fez no Halloween da loja de quadrinhos, ou entender bem de estilo e moda.

A suposta ‘homossexualidade’ de Raj é sempre retratada com um tom cômico, como em cenas em que ele pede ‘a vara’ do Leonard emprestada durante um jogo.

O jeito que Raj deixa Howard mandar nele o tempo todo

Depois de passar vários momentos fazendo bullying com o próprio melhor amigo e sempre diminuí-lo na frente dos amigos, Raj precisou se distanciar de Howard por um tempo a fim de conseguir recuperar sua autoestima – que já não era das melhores.

Quando ele finalmente voltou a falar com o amigo, ele começou a se permitir ser mandado por Howard novamente.

Raj (Kunal Nayyar) e Abby (Danica McKellar) em The Big Bang Theory (Reprodução)
Raj (Kunal Nayyar) e Abby (Danica McKellar) em The Big Bang Theory (Reprodução)

Tendência de Raj a dar em cima das mulheres quando ficava bêbado

Um plot que durou várias temporadas foi o mutismo seletivo de Raj, que o levava a conseguir falar com mulheres somente quando estava bêbado. A princípio era até engraçado ver as confusões nas quais ele se metia por conta dessa característica, porém, depois de usado à exaustão, acabou se tornando cansativo e complicado.

Um dos problemas é que isso, o levou, por diversas vezes a fazer comentários desconcertantes e desprezíveis para as mulheres, principalmente quando ele dava em cima delas, como na cena em que convidou uma de suas chefes para ir terminar uma conversa profissional em sua banheira ou quando tirou a roupa em um bar no momento em que conversava com uma mulher (porque estava sob efeito de uma medicação para tratar a timidez patológica).

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›