Estudo mostra que 2021 foi o ano recorde para lançamento de novas séries

Um levantamento do canal FX mostra que as séries exibidas nos EUA alcançaram um recorde histórico no número de produções. Durante a pesquisa do canal foram catalogadas 559 produções, contra os 532 títulos de 2019.

O estudo  FX catalogou 496 séries exibidas no ano de 2021. Com um aumento de 63 produções de um ano para outro, o maior que o sistema Peak TV já registrou. Esta também é a maior diferença de um ano para o outro, desde um salto  no número de produção de 21% que ocorreu entre 2012 e 2013.

De acordo com o levantamento, o número de séries roteirizadas exibidas nos EUA mais que dobrou na última década. Para o estudo, o grande aumento foi proporcionado pelo surgimento cada vez maior de serviços de streaming. Estas plataformas proporcionam uma abertura cada vez maior para produções massivas de séries.

Produções Excluídas

O estudo intitulado Peak TV analisa apenas as produções em língua inglesa transmitidas nos Estados Unidos. Com o recorte, alguns fenômenos como Round 6 e La Casa de Papel, da Netflix, não foram contabilizados. Também ficaram de fora séries em espanhol produzidas pelo Telemundo e Univision, que representam uma importante audiência nos Estados Unidos.

O estudo também não contempla as “soap operas”, formato semelhante às novelas brasileiras, transmitidas pela TV aberta nos EUA. Além disso, exclui programações criadas para o público infantil e produções não roteirizadas, como programas de esquetes e outros formatos.

Outro Estudo

Em dezembro, a revista Variety também divulgou um balanço de 2021 que mapeia produções de uma forma mais ampla. Nesse estudo, 752 séries foram exibidas pela TV nos Estados Unidos.

Entre as produções, foram catalogados 484 são dramas, 174 comédias, 84 animações e 10 produções chamadas pela publicação de longform.

Para o estudo, a queda no número de produções registrada em 2020 foi proporcionada pela crise sanitária originada pela pandemia de Coronavírus. Com a necessidade de maiores cuidados com a saúde da população e quarentena, boa parte das redes de televisão, plataformas de streaming e produtoras preferiram apenas renovar séries que já estavam em exibição.

Apenas poucos títulos inéditos receberam aval para serem produzidos nos últimos dois anos.

Por outro lado, a vacinação da população mundial, junto aos novos protocolos de segurança criados para permitir as as produções continuem a ser desenvolvidas, deu abertura para um aumento desse número em 2021.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›