Série da Disney é alvo de críticas por cena de homem transgênero comprando absorvente

A série foi criticada por várias pessoas que tuitaram a respeito das cenas

publicidade

Uma cena da série Baymax, da Disney, spin-off do filme Operação Big Hero (2014) causou polêmica ao mostrar dois homens indo a um encontro romântico, além de um robô que pede indicação de pessoas no supermercado para comprar absorvente.

As cenas causaram um alvoroço entre os conservadores e o escritor conservador Christopher T. Rufo foi um dos primeiros a se manifestar criticando a ideia de que homens podem menstruar. Ele publicou um tweet dizendo que  “parte do plano da Disney de reestruturar o discurso sobre crianças e sexualidade”. Não demorou para que o post tivesse mais que 40.000 curtidas.

publicidade

Na cena, o personagem do robô pede ajuda para comprar absorvente e é auxiliado por uma mulher e um homem trans, identificado pelas cores de sua camiseta, azul e rosa, as mesmas do movimento trans.

Cena de Baymax criticada pelos conservadores (Imagem Reprodução Twitter)
Cena de Baymax criticada pelos conservadores (Imagem Reprodução Twitter)

Outra crítica veio do deputado estadual do Texas, Bryan Slaton, que recentemente falou também sobre uma legislação que visa proibir crianças de assistirem a shows de drags: “Isso é tão doentio e estranho. adultos doentes que querem sexualizá-los e deixá-los ser crianças”, declarou o político em um dos seus tweets.

Em uma das cenas de Baymax, o robô circula na cidade de San Fransokyo para ajudar as pessoas. No terceiro episódio, a personagem Sofia, de 12 anos, entra em um banheiro para todos os gêneros e fica assustada ao descobrir que sua primeira menstruação havia chegado.

publicidade

“Eu não estava preparada para isso!. E o dispenser de absorventes gratuitos do banheiro está vazio! E eu nem tenho nada! Um tampad. Um pad-pon. Um maxi-pad-pon com asas?”. declara Sofia, que recebe ajuda de Baymax, indo ao supermercado comprar o absorvente para ajudar a garota.

A cena criticada é quando Baymax fica em dúvida em qual item comprar, com a variedade de opções. O homem transgênero responde ao Baymax: “Eu sempre pego os com abas”, responde.

publicidade
Imagem da série BayMax da Disney (Imagem Divulgação DisneyPlus)
Imagem da série BayMax da Disney (Imagem Divulgação DisneyPlus)

Conservadores afirmam que a cena deixou seus filhos constrangidos

“As pessoas estão lendo isso e me dizendo que sou um pai ruim porque meu filho de 15 anos não se sente à vontade para discutir o ciclo de uma mulher como se fosse um distintivo de honra para mim se ele o fizesse”, twittou um dos pais.

E bastou essa cena da série para que o assunto viralizasse e viesse a tona outros temas, como o 4º episódio, em que Baymax ajuda Mbita a sair com outro homem chamado Yukio: “Seu pulso e batimentos cardíacos aceleraram. Sua glândula pituitária está secretando hormônios”, declara o robô.

publicidade

Outras produções da Disney também foram alvo de críticas em Lightyear, que mostra cenas de beijo com pessoas do mesmo sexo. O filme estreou nas telonas recentemente.

Cena de Lightyear (Reprodução / Disney)
Cena de Lightyear (Reprodução / Disney)

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›