A cerimônia do Oscar é um evento de prestígio da indústria cinematográfica que tem como objetivo homenagear e celebrar as mais importantes realizações artísticas.
Um dos momentos significativos da premiação é a entrega do Oscar honorário, que reconhece conquistas notáveis de indivíduos do cinema e da televisão que contribuíram de forma excepcional para a sétima arte.
O primeiro Oscar honorário reconheceu Charlie Chaplin
Em sua primeira edição, que aconteceu em 1929, o Oscar honorário foi concedido a Charlie Chaplin, um dos grandes ícones da história do cinema.
De acordo com o Collider, O Circo foi indicado a três Oscars: Melhor Ator, Melhor Escritor e Melhor Diretor de Comédia, todos para Chaplin.
Contudo, a Academia retirou do artista esses reconhecimentos e optou por premiar o seu ofício através do Premio Especial, como era chamado na época.
Chaplin foi agraciado com esse reconhecimento por seu talento multifacetado, que se destacou em diversas áreas como atuação, roteiro, direção e produção do filme O Circo.
O objetivo do prêmio honorário do Oscar

O Oscar honorário foi criado para reconhecer realizações ilustres que não foram contempladas com um Oscar competitivo.
Esse prêmio especial é entregue a artistas que fizeram contribuições significativas para o cinema e a televisão ao longo de suas carreiras, honrando suas trajetórias e legados.
As conquistas reconhecidas pelo prêmio honorário do Oscar variam de acordo com critérios estabelecidos pela Academia.
A estatueta do Oscar ou outra forma de homenagem é apresentada para destacar essas realizações excepcionais de acordo com a área de atuação do artista premiado.
Entre os atores que já ganharam um Oscar honorário estão Walt Disney, Shirley Temple, Mack Sennett, Deanna Durbin e Steve Martin.
Charlie Chaplin representa o poder do cinema

Charlie Chaplin é um dos nomes mais emblemáticos da história do cinema, reconhecido por sua genialidade artística e sua contribuição marcante para a sétima arte.
Seus filmes são uma combinação única de comédia e drama, abordando de forma magistral questões políticas e sociais de sua época.
Chaplin é considerado um autor, pois, além de atuar, também escreve, dirige e produz seus próprios filmes.
Essa habilidade multifacetada permitiu que Chaplin deixasse sua marca no cinema e influenciasse gerações posteriores de cineastas.
Ele fundou a United Artists, uma empresa de produção que permitia a independência criativa dos artistas.
O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Formado em Administração e Psicologia, e também fez curso de desenho. Fã de games, desenhos animados, séries e filmes.