O Senhor dos Anéis | As 5 coisas mais tristes sobre Bilbo Bolseiro

Se tornando uma das franquias de magia mais famosas do cinema, O Senhor dos Anéis conquistou uma legião de fãs ao redor do mundo, encantando seus fãs com os hobbits e o seu modo de vida.

Porém, nem tudo na vida dessas pequenas e charmosas criaturas são flores, sendo que dentre elas, algumas carregam um fardo especial em suas vidas, sendo talvez as personalidades mais importantes para a paz na Terra Média.

Uma delas é Bilbo Bolseiro que teve a sorte de viver por mais de um século, mas mal sabendo ele que fonte de sua inesgotável energia e juventude, também era a raiz de seus maiores males.

Confira os cinco fatos mais tristes sobre Bilbo Bolseiro:

Ele é um portador do anel

Ian Holm como Bilbo Bolseiro
Ian Holm como Bilbo Bolseiro em O Senhor dos Aneis (Reprodução / Warner)

Morando no Condado, longe de Mordor e distante do poder de Sauron, Bilbo não parece ter sido influenciado pelo mais poderoso dos anéis quanto Frodo e Sméagol, com o anel de certa forma o presenteando através a sua longevidade.

Porém, à medida que Gandalf se aproxima com a intenção de descobrir mais sobre o anéis carregado por décadas no bolso de Bilbo, seus verdadeiros efeitos ficam claros. Com o Bolseiro claramente exibindo sinais e que estava sendo torturado e manipulado pelo poder que emanava do objeto.

Seu único herdeiro deixa a Terra-média com ele

Bilbo Bolseiro (Ian Holm ) e Frodo Bolseiro (Elijah Wood)
Bilbo Bolseiro (Ian Holm ) e Frodo Bolseiro (Elijah Wood) em O Senhor dos Aneis (Reprodução / Warner)

Conforme dito pelo próprio personagem, Frodo é o seu herdeiro, a pessoa mais próxima dele. Era o garoto quem herdaria a casa e as posses de Bilbo, quando ele deixasse o Condado. No entanto, como o destino quis, Frodo deixou a sua terra para trás, para cumprir o seu objetivo na Terra Média.

Ele passa a vida sozinho

Um fato que certamente toca quem assiste aos filmes é a aparente solidão de Bilbo. No auge da sua idade, o Bolseiro não tem uma mulher e nem filhos, sua única companhia, além dos demais hobbits no Condado, é o seu sobrinho adotivo, Frodo.

Porém, o mais triste sobre a solidão de Bilbo é que, por carregar o Anel de Sauron, a sua vontade em permanecer afastado pode ter sido manipulada, assim como aconteceu com Gollum.

Bilbo chega às terras dos imortais como um mortal

Ian Holm como Bilbo Bolseiro
Ian Holm como Bilbo Bolseiro em O Senhor dos Aneis (Reprodução / Warner)

Talvez esse seja o fato mais triste sobre toda a vida do Bolseiro. Iludido pela possibilidade de viver por mais décadas, Bilbo deixa o anel, que lhe trazia longevidade, para trás e se muda para as terras dos Elfos, que habitam o local por milênios.

Contudo, chagando ao seu destino, distante do anel, o personagem começa a envelhecer rapidamente e, quando reencontra Frodo, aparenta ter envelhecido décadas, estando no fim de suas energias.

Forçado a escolher entre a vida e a morte

Talvez um dos dilemas mais importantes da trilogia, o Bolseiro decidiu poupar a vida de Gollum, quando o encontrou sob as Montanhas Sombrias. Embora esse de miserável seja bem visto por muitos, ele pode não ter sido uma decisão fácil.

Bilbo, com o anel em mãos, pode ter percebido que seu destino, talvez, se assemelhasse ao da criatura que teria o seu sofrimento prolongado junto com a sua vida, fazendo com que o Bolseiro carregasse um fardo de culpa ao poupar a sua vida.

 

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›