O Darkhold através das produções live-action da Marvel

O Darkhold é um dos artefatos mágicos mais poderosos dos quadrinhos da Marvel e ganhou sua versão para o live-action.

publicidade

O Darkhold é dos livros de feitiços mais poderesos da Marvel, e aparece em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura em posse da Feiticeira Escarlate.

O livro é criação de Chthon feito de matéria negra da Dimensão Sombria e contém um poder imensurável.

publicidade

Wanda Maximoff conseguiu o Darkhold através dos eventos da WandaVision, contudo, o livro apareceu antes em outras produções da Marvel.

Agentes da S.H.I.E.L.D.

Darkhold em Agentes da S.H.I.E.L.D. (Reprodução)
Darkhold em Agentes da S.H.I.E.L.D. (Reprodução)

O Darkhold apareceu na quarta tempora de Agentes da S.H.I.E.L.D. O artefato mágico mostrou um poder incrível de corromper as leis da natureza.

Ele foi usado pelo cientista Holden Radcliffe que queria superar a morte e criou um mundo virtual conhecido como Framework. O livro também foi usado por Aida para criar um corpo humano para si mesma.

publicidade

Após uma batalha contra Aida, o Motoqueiro Fantasma consegue obeter o Darkshold e decide o devolver para a Dimensão Sombria.

Fugitivos

Darkhold em Fugitivos (Reprodução)
Darkhold em Fugitivos (Reprodução)
publicidade

Em seguida o Darkhold foi visto em Fugitivos, onde foi usado pela terrível bruxa Morgana, que queria trazer a Dimensão Sombria para a Terra.

Com muito esforço os heróis da série conseguiram superar Morgana usando um dos feitiços do próprio Darkhold, e baniram o livro e a bruxa para outra dimensão.

WandaVision

Darkhold em WandaVision (Reprodução)
Darkhold em WandaVision (Reprodução)
publicidade

Em WandaVision o Darkhold estava guardado no porão de Agatha Harkness, e o nome dele só foi revelado no último episódio da série. Agatha usou os poderes do livro para manipular Wanda sem ser notada.

Após uma batalha contra Agatha, a Feiticeira Escarlate decidiu ficar com o livro e usá-lo para encontrar uma maneira de ter de volta os filhos que criou na anomalia de Westview.

São os mesmo livros?

O diretor Matt Shakman foi questionado pelo Screen Rant se o Darkhold da série WandaVision é o mesmo de Agentes da S.H.I.E.L.D. e de Fugitivos. Ele respondeu:

publicidade

“Eu não gostaria de dizer muito. Não posso dizer muito, exceto que obviamente ela está estudando e aprendendo muito com o Darkhold. E veremos onde isso vai dar.”

“[Nós] o projetamos de novo. Não olhamos para os outros Darkholds que foram projetados. É parte do Universo Marvel, então eu imagino que seja o mesmo livro. Não sei exatamente como foi usado nesses outros programas, porque eu não era um espectador regular, mas o Darkhold tem uma origem nos quadrinhos. . Sua mitologia continuará a ser desenvolvida”.

O ComicBook fez a mesma pergunta para a criadora da série, Jac Shaeffer, que foi um pouco mais vaga em sua resposta sobre ligação entre cada versão do livro.

“Tenho recebido essa pergunta e não tenho uma resposta dura e rápida. Não estávamos olhando para aquele livro. Este era o Darkhold para esta história”.

SPOILERS

publicidade

Em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, uma das versões do Darkhold é destruido por uma das magas do Kamar-Taj, e Wong revela para Wanda que o livro era apenas uma cópia.

Posteriormente, Wanda percebe que foi corrompida e manipulada por Chthon através do Darkhold. Ela então decide destruir o Monte Wundagore onde Chthon canaliza seu poder.

Tal sacríficio faz os Darkholds de todas dimensões serem destruídos. Mesmo não sendo parte do MCU, fãs especulam que o Darkhold de Agentes da S.H.I.E.L.D. e de Fugitivos também foram destruídos.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›