O título de ‘Capitão América’ nos quadrinhos da Marvel é um verdadeiro legado, e Steve Rogers já compartilhou o escudo com vários personagens, sendo Sam Wilson o mais famoso deles por ter se provado um digno sucessor.
Agora, a Marvel pretende utilizar o legado do personagem nos quadrinhos para abordar a questão racial em escala global.
publicidade
A próxima minissérie, intitulada Captain America: Symbol of Truth (Capitão América: Símbolo da Verdade, em tradução livre), se concentra em Sam Wilson e trará tanto Steve quanto Sam em uma aventura na qual eles impedirão Arnim Zola de transformar pessoas em dinossauros.
Sam Wilson (Anthony Mackie) como Capitão América (Divulgação / Marvel)
“Na faculdade eu era formado em Ciências Políticas, com foco em relações internacionais, então sempre fui fascinado pelo mundo fora das fronteiras dos Estados Unidos. E eu nunca deixei de ser, então eu assisto a muitos filmes estrangeiros, assisto a muitos filmes estrangeiros feitos para a TV e estou realmente fascinado pela interação dos Estados Unidos com o mundo fora da daqui.”, disse ele.
“E se o Capitão América é essa representação dos Estados Unidos, então o que significa representar os Estados Unidos nesses lugares estrangeiros? Quando a política externa dos Estados Unidos foi caracterizada como destrutiva, como subversiva… Como será se o Capitão América, encarnado em Sam Wilson, for alistado em um esforço de mudança de regime? O que isso vai significar para Sam? Como ele vai reagir a isso, o que isso vai significar para o Capitão América – como é o subtítulo do livro – um ‘símbolo da verdade’?” falou Onyebuchi.
Sam Wilson (Anthony Mackie) em Falcão e o Soldado Invernal (Reprodução / Disney+)
publicidade
Quando Sam Wilson se tornou o Capitão América, a identidade estadunidense, cultural e tradicionalmente centrada em si mesma, foi questionada, mas, agora, o roteirista indaga sobre o que Sam Wilson significa para o mundo.
Assim, o que torna o personagem mais interessante é o fato de haver um tema natural de raça implicado e entrelaçado nesse contexto, já que o personagem é negro, o que permitirá que os quadrinhos façam reflexões a esse respeito.
O que você achou? Siga @siteepipocano Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.
Um Psicólogo que estuda Medicina, ensina inglês, toca piano, ama escrever e tem um gato. Atuo como redator especializado em assuntos da cultura pop como filmes, séries de TV e streaming, animes e variedades relacionadas.