Netflix pega pesado e faz parceria com mais 70 empresas para alavancar Stranger Things

Streaming usa popularidade da série para ganhar dinheiro com licenciamento de marca

Os chamados tie-ins, produtos baseados em uma propriedade de mídia, estão em alta com a chegada da 4ª temporada de Stranger Things. Empresas de variados segmentos estão revolucionando suas marcas com a famosa série da Netflix.

Segundo o portal Fast Company, mesmo antes da chegada temporada, a série conseguiu um comercial que visa promover produtos de várias marcas usando seu nome.

A Netflix fez parceria com mais de 70 marcas promovendo Stranger Things, com uma identidade única da série com a cultura pop.

E não foi nada fácil conseguir esse licenciamentos, havia critérios burocráticos que exigiam que a empresa deveria estar á altura e cumprindo os padrões exigidos pelo streaming.

Os fãs agora podem ter um relógio super moderno da Timex, com o visual da série, a edição limitada do Doritos, a pizza da Domino’s, ou até uma bolsa ou mochila da Jansport com a identidade visual de Stranger Things. E não para por aí! Entre outras marcas está  as camisetas Quiksilver, a MAC Cosmetics, entre outras. 

Com a baixa de assinantes do streaming e a demissão de diversos funcionários – foram mais de 200 mil, a queda mais alta desde 2011, além de 37% das ações despencarem na mesma semana, e uma queda de mais de 60% em 2021, a Netflix precisou se movimentar para fazer dinheiro. Ela ainda é a líder de assinaturas dos streamings, com mais de 220 milhões de pagantes.

Empresário teme que retorno não seja tão positivo como o esperado

Jason Harris, CEO e co-fundador da premiada agência criativa Mekanism, diz que as apostas para as colaborações de marca da nova temporada da da série estão maiores.

Porém, ele teme que o alcance não seja tão alto como esperado. Segundo Harris, a Netflix deve usar parte de seu orçamento de conteúdo para fazer hits mais amigáveis ​​​​à marca.

“O desafio para a Netflix é que existem tantos programas de grande sucesso que as marcas estarão por toda parte. Stranger Things tem nostalgia, o que está super em alta com o público mais jovem agora. Mas não há muitos programas na Netflix que sejam grandes o suficiente para que as marcas queiram ser associadas a eles”, explicou.

Já o vice-presidente de marketing da Frito-Lay North America Stacy Taffet, opinou que a decisão de se associar à Netflix e Stranger Things foi fácil. “Além disso, Stranger Things atrai muitas gerações diferentes, especialmente a Geração Z, que é um dos principais públicos de Doritos”, diz Taffet.

A Doritos realizou um evento on-line no dia 23 de junho, uma semana antes do lançamento da quarta temporada, apresentando os chips favoritos do público e promovendo a parceria.

Para Kate Trumball, vice -presidente sênior de marca de pizza, contou em entrevista ao portal Fast Company que “esta é uma jogada para atingir um público mais jovem, e suas expectativas são maiores. Eles não querem ser anunciados de maneiras óbvias.”

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