Manifest | Teoria da primeira temporada se confirma em novos episódios

Existe mesmo uma consciência divina por trás dos acontecimentos principais da série?

A quarta temporada de Manifest: O Mistério do Voo 828 estreou e deu a entender que a ideia mais louca da primeira temporada estava certa.

Pelo que se viu dos dez primeiros episódios da temporada final, existe uma misteriosa consciência divina ou uma espécie de poder superior responsável tanto pelo desaparecimento do avião quanto pelos Chamados.

Muito antes de se tornar um defensor da ideia de que os Chamados são maus, Adrian foi apresentado na primeira temporada como o líder da Igreja dos Retornados, um culto dedicado aos passageiros.

Já naquela época, Adrian estava chamando os passageiros de milagres, dizendo que eles haviam sido “enviados de volta para curar o mundo”.

Josh Dallas como Ben Stone em Manifest (Reprodução / Netflix)
Josh Dallas como Ben Stone em Manifest (Reprodução / Netflix)

Assim, mesmo conseguindo convencer algumas pessoas dos seus pontos de vista, o personagem foi acusado de ser um líder de culto manipulador que conseguia enganar as pessoas e fazê-las acreditarem em sua doutrina equivocada.

Em resposta às alegações aparentemente estranhas de Adrian, Ben disse: “você e eu sabemos que o que aconteceu com o avião não foi resultado de intervenção divina”.

Entretanto, apesar de toda essa certeza de Ben na época, tanto ele quanto os outros personagens agora chegaram à conclusão de que, provavelmente, existe uma espécie de consciência divina que está por trás dos Chamados e do desaparecimento do Voo 828.

Melissa Roxburgh em cena do teaser da 4ª temporada de Manifest (Reprodução/Youtube)

A grande revelação de Manifest não redime o arco da primeira temporada de Adrian

É importante notar que as grandes revelações da quarta temporada ainda não são justificativas para as ações de Adrian.

Afinal, ao se defender pelas suas ações, ele mesmo disse que não precisava acreditar em nada, o que sinaliza que ele nem ele mesmo acreditava em sua própria mensagem.

Em outras palavras, Adrian estava manipulando conscientemente as pessoas para seus próprios ganhos. E embora tenha, ocasionalmente, realizado alguns bons atos desde então, ele foi o verdadeiro responsável por muitos dos problemas causados aos outros passageiros ao longo da série.

Mas uma redenção é possível?

Adrian certamente foi um dos antagonistas da série, mas ele não é necessariamente um vilão, como Eagan e Angelina.

Considerando todas as situações, Adrian realmente tem potencial para ser um aliado de Ben, Michaela e Saanvi, pois já fez muitas coisas para ajudar as pessoas, mas ele tem um longo caminho a percorrer antes de poder ganhar totalmente sua redenção.

Josh Dallas como Ben Stone em Manifest (Reprodução / Netflix)
Josh Dallas como Ben Stone em Manifest (Reprodução / Netflix)

O que a Consciência Divina Quer dos Passageiros

Em sua estreia na primeira temporada, Adrian argumentou que eles devem ter sido enviados de volta para fazer o bem e ajudar as pessoas. Com base no que eles descobriram na quarta temporada de Manifest, isso também é verdade. Agora, os passageiros entendem que a Data da Morte é para todos. Um apocalipse vulcânico está configurado para ser o obstáculo final que os personagens precisarão superar.

Manifest: O Mistério do Voo 828 está disponível na Netflix.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›