Lightyear: Novo filme da Pixar é banido por cena de beijo entre duas mulheres

Proibição aconteceu apenas em alguns países

Lightyear, novo filme da Pixar está sendo vetado em alguns países por causa de um cena de beijo entre duas mulheres. Segundo a revista Variety, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, e Kuwait baniram o filme, que não será veiculado em seus cinemas por causa da tal cena.

Ela acontece entre a personagem Alisha, que é lésbica e está indo morar com a namorada, começando uma nova família, e a cumprimenta com um selinho. A cena anteriormente teria sido cortada pela Disney, mas após protesto dos animadores, recolocada no longa.

A tal manifestação aconteceu há alguns meses quando funcionários foram contra o projeto de lei Don’t Say Gay que proibia escolas de tocarem no assunto homoafetividade e identidade de gênero.

Lightyear
Lightyear (Divulgação/ Pixar)

Na ocasião, a Disney foi acusada de bancar a campanha dos políticos que  votaram para o projeto, e ainda se manter em silêncio sobre o assunto quando diversos dos seus funcionários fazem parte da comunidade LGBTQIA+.

Bob Chapek, CEO da companhia divulgou uma carta aberta dizendo que o silêncio da empresa não significava uma falta de posicionamento e sim que estava se movimentando de outra forma falando direto com os envolvidos.

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura também foi descartado na Arábia Saudita por causa de um personagem gay, assim como Eternos. Neste caso, até houve um pedido dos censores do país para que a Disney/ Marvel cortasse um beijo entre personagens do mesmo sexo, que a casa do Mickey Mouse não acatou. Amor, Sublime Amor também não foi incluindo nas salas de cinemas por lá por ter um personagem trans.

Ainda de acordo com a Variety, Lightyear não será lançado na Malásia porque a censura no país é contrária a qualquer filme que contenha cenas que contenham o que chamam por lá de ‘sexo não natural’, até mesmo em diálogos.

É possível que neste caso, a Disney também tenha se recusado a alterar o conteúdo em prol da censura no país, mas que em breve o filme possa estar disponível no Disney+ Hotstar, em que poderá ser exibido e conta com o controle dos pais.

Vale lembrar que a Malásia também proibiu filme como Rocket Man, cinebiografia de Elton John, e Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›