Com corte de verba, canal garante que Doctor Who não corre perigo; entenda

A BBC está passando por um grande processo de mudança, mas os fãs de Doctor Who podem respirar aliviados: não há planos de acabar com a série tão cedo.

Muitas pessoas nem sabem o quanto a televisão britânica difere dos outros sistemas televisivos do mundo. A maior diferença se dá com a existência da BBC.

A emissora é um canal de serviços públicos, financiada por uma taxa de licenciamento que todos os donos de um aparelho de tevê no Reino Unido são obrigados a pagar.

A programação precisa sempre ser algo que é benéfico para a sociedade, porém não obtém lucros. O assunto deste financiamento da BBC sempre foi um grande tema de conflito político.

O Partido Conservador Britânico sempre foi fortemente e hostilmente oposto ao pagamento da taxa. No último final de semana, a Secretária da Cultura Nadine Dorries anunciou que o pagamento da licença será congelado pelos próximos dois anos, uma decisão que surpreendeu a liderança da emissora.

O corte financeiro representaria uma perda de 2 bilhões de libras para o canal. Fãs de diversas produções do canal se manifestaram com medo de seus programas favoritos serem cancelados por falta de orçamento.

Tanto Doctor Who quanto Top Gear e Dancing With The Stars são chamadas de supermarcas da BBC, ou seja, os carros-chefe da emissora que são atrativos para os públicos internacionais. São os licenciamentos destas três atrações para o resto do mundo que trazem a maior fonte de renda do canal além da taxa paga pelos britânicos.

Para quem se preocupa com o destino de Doctor Who, o anúncio recente tem o efeito contrário: sem a taxa, os programas se tornam ainda mais valiosos do que nunca para a BBC.

Emissora dividirá produção com estúdio

Junto com o anúncio do congelamento da taxa de licenciamento, a BBC comunicou ao público que Doctor Who passará a ser coproduzida pela Bad Wolf Studios, talvez como uma maneira de receber alguns lucros adicionais com direitos de distribuição ou maior liberdade criativa.

De qualquer maneira, não há com o que se preocupar com a série no futuro; como a galinha de ovos de ouro da BBC o programa terá sempre cadeira cativa na programação.

Doctor Who está disponível para assistir no Globoplay.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›