Justiça arquiva processo contra a Netflix por causa de 13 Reasons Why

De acordo com o site Rolling Stone, a Justiça dos Estados Unidos arquivou um caso contra a Netflix onde John Herndon acusou a série 13 Reasons Why de incentivar sua filha a se suicidar.

A juíza Yvonne Gonzalez Rogers afirmou que a empresa de streaming não pode ser responsabilizada por recomendar títulos de seu catálogo aos assinantes. “É um caso trágico, mas simplesmente não acho que o processo sobreviva”, disse a juíza sobre o caso que foi dado por encerrado.

O suicídio de Bella Herndon aconteceu em 18 de abril de 2017, onde ela foi encontrada morta em seu quarto pelo pai. Segundo John Herndon, sua filha havia maratonado 13 Reasons Why antes de cometer suicídio.

Na época, 13 Reasons Why não tinha avisos de conteúdo sensível. Logo depois da exibição da primeira temporada, diversas campanhas começaram alertando sobre os gatilhos que a série pode provocar bem como exigindo avisos do tipo de conteúdo que será exibido.

Antes e depois da exibição de cada episódio, é exibido um comunicado sobre como as pessoas podem procurar ajuda para evitar suicídio e denunciar violência.

Saiba mais

13 Reasons Why adapta o livro de mesmo do autor Jay Asher, que segue o drama de uma garoto que se suicidou e deixou 13 fitas explicando os motivos que a levou a isso.

O elenca série incluiu Dylan Minnette, Katherine Langford, Alisha Boe, Brandon Flynn, Ross Butler, Miles Heizer e Justin Prentice.

Devido ao sucesso, 13 Reasons Why ganhou mais três temporadas, apesar de não seguir mais o livro. A série foi exibida entre 2017 e 2020.

Recepção da crítica

Confira o que os críticos comentaram sobre a primeira temporada de 13 Reasons Why:

“Nada disso pode resgatar o ridículo fundamental do truque no núcleo do programa ou sua insistência inconsciente de que esse programa não apenas não causará danos, mas incentivará ativamente o bem” – Riese Bernard, Autostraddle.

“Habilmente entrelaçando passado e presente, os treze episódios são uma construção lenta em direção a bombas cada vez mais terríveis que, em última análise, expõem as capacidades de egoísmo e crueldade de indivíduos e comunidades” – Nick Schager, The Daily Beast.

“13 Reasons Why é uma série que quer fazer uma diferença positiva. Mas essa forte seriedade parece ter sido à custa de realmente investigar como certos temas poderiam agravar os problemas que o programa procura remediar” – Monique Jones, Just Add Color.

“Às vezes angustiante, outras vezes ridiculamente como um especial pós-escola, 13 Reasons Why acaba entorpecendo seus tópicos importantes” – Christopher James, AwardsCircuit.com.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›