Jon M. Chu compartilha arrependimentos sobre Crazy Rich Asians

O diretor de cinema Jon M. Chu falou abertamente sobre os problemas com a escalação de atores do sul da Ásia para papéis estereotipados em seu filme Podres de Ricos. O filme é uma comédia romântica de sucesso, lançada em 2018.

Podres de Ricos foi anunciado por sua representação, o que reforça o pensamento de Chi de que os personagens sul-asiáticos do filme deviam ter sido mais humanizados.

A maioria dos sul asiáticos mostrados na produção aparece em papéis subservientes, como empregadas domésticas ou guardas armados.

Muitos cinéfilos questionaram as escolhas do elenco no lançamento do filme. Agora em uma conversa com o site Insider, o diretor disse que entende completamente e concorda com as críticas.

“Essa é uma lição que eu não havia entendido até acontecer. Eu estava com o pensamento: este é um livro que existe e eu estou transformando em um filme. Não posso adicionar um novo personagem a este livro’”.

Chu destacou uma cena em que Rachel, personagem de Constance Wu, e Peik Lin, interpretada por Awkwafina, se perdem no caminho para uma festa para se encontrarem cercados por guardas armados com rifles grandes. Os guardas, que foram interpretados por atores sul-asiáticos, são vistos como figuras ameaçadoras.

O diretor diz agora que percebeu que poderia ter usado mecanismos como uma piada, a fim de torná-los mais humanos, ao invés de apenas mostrarem os guardas.

Chu disse que este foi um aprendizado pra ele. O diretor ouviu que alguns espectadores ficaram chateados porque o filme evitou atores do sul da Ásia e disse que ficará mais atento a esses detalhes. Ele disse que com sorte não cometerá mais esses erros em seus próximos filmes.

Constance Wu e Henry Golding em Crazy Rich Asians (Divulgação)

O diretor ainda admitiu que, mesmo tendo escalado atores do sul da Ásia para participar de uma grande sequência de festa, ele não se esforçou para acentuar a presença deles. Não agiu para que a presença deles fosse sentida na cena. “Eles simplesmente estão lá, mas não dou espaço para estarem lá”.

Chu agora está nos momentos finais de lançamento da adaptação musical de In The Heights, de Lin-Manuel Miranda, que recebeu elogios da crítica e estreia nos cinemas e na HBO Max em 10 de junho.

 “As luzes se acendem em Washington Heights… O cheirinho de um cafecito caliente paira no ar, na saída da estação de metrô da Rua 181, onde um caleidoscópio de sonhos mobiliza essa comunidade vibrante e muito unida. No meio de tudo, temos o querido e magnético dono de uma mercearia, Usnavi (Anthony Ramos), que economiza cada centavo do seu dia de trabalho enquanto torce, imagina e canta sobre uma vida melhor”.

O musical também vai abrir o Tribeca Film Festival na véspera de seu lançamento oficial.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›