J. K. Rowling, autora de Harry Potter, recebe ameaça de morte

A ameaça veio após ela se pronunciar sobre um atentado contra o autor Salman Rushdie

De acordo como Deadline, a autora dos livros de Harry Potter, J. K. Rowling, recebeu uma ameaça pública de um extremista que apoia o Irã, após sua denúncia do ataque contra o colega escritor britânico Salman Rushdie.

Rowling, que já foi alvo de alguns ativistas trans por suas crenças sobre gênero, fez uma publicação no Twitter expressando seu horror pelo atentado contra a vida de Rushdie, quando alguém respondeu ela com uma ameaça.

Rowling escreveu na noite de sexta-feira (12): “Notícias horríveis. Sentindo-me muito doente agora. Que ele fique bem”.

Meer Asif Aziz, descrito em sua biografia no Twitter como estudante, ativista social, ativista político e ativista de pesquisa, respondeu: “Não se preocupe, você é a próxima”.

No sábado (13), Rowling pediu publicamente ao Twitter para intervir, perguntando ao suporte da rede social: “Alguma chance de obter alguma ajuda?” mas a postagem de Aziz até o momento não foi deletada.

Rowling confirmou que a polícia agora está envolvida, compartilhando com seus seguidores: “A todos que enviaram mensagens de apoio: obrigada. A polícia está envolvida (já esteve envolvida em outras ameaças).”

A Warner Bros. Discovery divulgou a seguinte declaração em defesa dos dois autores:

“A Warner Bros. Discovery condena veementemente as ameaças feitas contra J. K. Rowling. Estamos com ela e todos os autores, contadores de histórias e criadores que corajosamente expressam sua criatividade e opiniões. A WBD acredita na liberdade de expressão, no discurso pacífico e no apoio àqueles que oferecem seus pontos de vista na arena pública. Nossos pensamentos estão com Sir Salman Rushdie e sua família após o ato de violência sem sentido em Nova York. A empresa condena veementemente qualquer forma de ameaça, violência ou intimidação quando opiniões, crenças e pensamentos possam diferir.”

Salman Rushdie, que foi esfaqueado 15 vezes em uma conferência perto de Buffalo, Nova York, onde estava prestes a dar uma palestra sobre liberdade de expressão.

O agente de Rushdie revelou que o autor está atualmente internado, mas parece estar em perigo de perder o uso de um olho, sofreu danos nos nervos do braço e sofreu danos no fígado.

Rushdie recebeu uma Fátua pelas autoridades iranianas em 1989, após o lançamento de seu romance The Satanic Verses. Ele mora nos Estados Unidos desde 2000.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›