Ilustrador brasileiro é demitido da Marvel após carta de colega

Depois de duas décadas trabalhando com a Marvel Comics, o ilustrador brasileiro Benedito José, conhecido como Joe Bennett, deve deixar a parceira com a editora, após carta aberta de colega.

Trabalhando com a Marvel Comics desde 1994, o ilustrador brasileiro Joe Bennett tem uma longa parceria com a editora, tendo participado de HQs importantes como The Amazing Spider-Man, Capitão América e o Quarteto Fantástico.

Porém, recentemente, a Marvel Comics excluiu o nome do brasileiro Joe Bennett da função de ilustrador para a one-shotTimeless. Anunciada no final de agosto, Bennett já estava confirmado como uns dos artistas que criaria a revista.

De acordo com o Newsarama, a Marvel Comics afirmou que está encerrando seu vínculo com o ilustrador e que não pretende trabalhar com Bennett em “nenhum projeto futuro”.

Embora o motivo para o repentino corte de relação ainda não tenha sido divulgado, ele pode ser uma resposta para carta aberta, escrita pelo ilustrador britânico Al Ewing, e endereçada para Bennett.

Em 2 de setembro, Ewing, que trabalhou com Bennett na HQ Immortal Hulk, afirmou com todas as letras, que não voltaria a trabalhar com o ilustrador brasileiro, citando inclusive os seus motivos.

Na carta, publicada em seu Twitter, Ewing foi além e afirmou que continuaria a manter sua posição, ainda que isso viesse a lhe causar problemas no futuro.

Joe Bennett
Ilustrador paraense Joe Bennett (Reprodução)

Segundo o escritor, sua decisão tem haver com o comportamento de Bennett nos bastidores da Marvel Comics, e também com o posicionamento político do ilustrador. Isso porque o brasileiro defende com unhas e dentes o atual presidente da Brasil, Jair Bolsonaro.

Vale lembrar que em 2017, o escritor britânico criticou uma ilustração produzida e compartilhada por ilustrador. Nela Bennet havia feito um retrato de Bolsonaro montado num cavalo, vestindo uma armadura e pisoteando seus oponentes políticos.

Já no começo de 2021, o ilustrador se envolveu numa polêmica sobre uns dos quadrinhos da HQ Immortal Hulk, que foi acusada de antissemitismo, por causa de um erro num de seus quadrinhos. Na ocasião, tanto a Marvel Comics, como o próprio Bennet, tiveram que fazer um pedido de desculpas formal.

E, por fim, num passado recente, Bennet foi criticado por endossar ataques os jornalista americano Glenn Greenwald, que ocorreram durante a exibição do programa de rádio Pânico.

Pouco tempo depois, Bennett excluiu seus comentários, sobre Greenwald, de suas redes sociais e pediu desculpas ao jornalista e sua família.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›