His Dark Materials: os personagens LGBTQ+ têm daemons do mesmo sexo?

Lyra e Pan em His Dark Materials (Reprodução / HBO)
Lyra e Pan em His Dark Materials (Reprodução / HBO)

Na série de livros Fronteiras do Universo, de Philip Pullman, são explorados diversos mundos paralelos, e a história começa em mundo onde as almas se manifestam fora do corpo das pessoas na forma de animais, os daemons.

Na maioria das pessoas desse mundo os daemons tem gêneros diferentes das delas, mas há menções a pessoas com daemons do mesmo gênero.

Contudo ainda não está claro se pessoas e daemon terem o mesmo gênero representa que são homossexuais ou trans.

Um matéria do site CBR tentou explorar mais a fundo esta questão.

Os fãs teorizaram que esses personagens [que têm daemons do mesmo gênero que o seu] fazem parte da comunidade LGBTQ, o que Pullman não confirmou nem negou.

Por décadas, os leitores questionaram como os daemons de pessoas queer ou trans podem se manifestar ou se estabelecer. Pullman disse em 2000: “Ocasionalmente, sem dúvida, as pessoas têm um daemon do mesmo sexo; isso pode indicar homossexualidade ou pode indicar algum outro tipo de dom ou qualidade, como segunda visão. Não sei. Mas eu não tenho que saber tudo sobre o que escrevo“.

Nos 20 anos desde então, Pullman recebeu mais perguntas sobre o mundo de Lyra, particularmente no que diz respeito à representação LGBTQ.

Em 2018, ele atraiu em partes iguais preocupação, ira e compaixão dos fãs quando tuitou sobre “achar o argumento trans impossível de seguir”.

No entanto, parece que sua pergunta foi de boa fé, porque ele começou a responder a teorias de fãs e perguntas sobre personagens LGBTQ com a devida consideração e cuidado.

Com a chegada da série His Dark Materials da HBO e da BBC, Pullman não confirmou se personagens queer ou trans têm daemons do mesmo gênero, mas as teorias de fãs aumentaram.

Alguns acreditam que os daemons de personagens trans correspondem ao sexo que lhes foi atribuído ao nascer, principalmente se forem trans e heterossexuais.

Alguns acreditam que daemons de caracteres não binários assumem formas com apresentações fluidas. Da mesma forma, os fãs teorizaram que personagens gays que só aparecem mais tarde na vida podem ter daemons do mesmo sexo, potencialmente marcando uma indicação externa de sua sexualidade desde o nascimento.

Canonicamente, não há uma resposta firme sobre se as pessoas LGBTQ no mundo de Pullman têm ou não daemons do mesmo gênero.

Mesmo que se estabeleça regras para esta parte do mundo de His Dark Materials fora dos livros, essas regras tecnicamente não serão canônicas. A não ser que Pullma finalmente se tome um decisão sobre isso.

Até lá os leitores e espectadores podem chegar às suas próprias conclusões sobre como eles podem experimentar este mundo, onde quer que se enquadrem no espectro de gênero e sexualidade.

Formado em administração e psicologia. Fez curso de desenho com especialização em cartoons. Adora videogame, animações e filmes e séries de super heróis e monstros.


SIGA-NOS E VEJA MAIS


Veja mais ›