Filme sobre freira lésbica é duramente criticado por religiosos

O longa romântico Benedetta tem sido alvo de protestos nos Estados Unidos. O drama que conta a história de uma freira lésbica teve grande resistência por parte de religiosos cristãos desde o anúncio de sua produção.

O filme de Paul Verhoeven foi aplaudido de pé no Festival de Cannes. Já nos Estados Unidos, tornou-se alvo de organizações conservadoras que o classificam como ‘blasfêmia’. Benedetta provavelmente é um dos longas mais controversos do ano.

Das organizações que protestaram contra o filme estão a Sociedade Americana para a Defesa da Tradição, Família e Propriedade, que também luta contra os direitos da população LGBTQIA +. Os protestos feitos pela organização contam com manifestações presenciais e piquetes contra o filme, onde os protestantes acusam a produção de ‘blasfêmia’ e ‘pornografia’.

A Irmã Helena Burns, integrante da ordem religiosa Filha de São Paulo, fez críticas em uma entrevista ao Insider:

“Eu posso dizer que Benedetta é um filme ruim, já que como vários outros longas sobre freiras, deseja unir dois polos opostos. No cinema, todo mundo acha que as freiras só pensam em sexo. Mas não é assim. Nós não somos obcecadas por sexo. Na verdade, são vocês que têm essa obsessão”.

Burns declarou não considerar os protestos contra Benedetta uma boa ideia. A religiosa católica cita, em especial, o fato de Verhoeven já ser conhecido por criar filmes polêmicos.

Virginie Efira e Daphne Patakia em Benedetta (Reprodução)

O cineasta realmente é conhecido como um dos diretores mais controversos da Europa. Alguns dos clássicos cults de Verhoeven que o tornaram famoso são RoboCop, Total Recall e Instinto Fatal.

Escândalos Sexuais

A Irmã ainda falou sobre o fato de considerar a retratação de freiras como lésbicas ser algo negativo. De acordo com Verhoeven, isso acontece porque as religiões não são mais levadas tão a sério na sociedade. Ela apontou os escândalos das próprias organizações religiosas para a perda do respeito:

“Olhe para os escândalos. Olhe para os escândalos sexuais. Veja o que está acontecendo na França, tudo que está sendo descoberto. Nós estamos sendo vigiados”.

A agência de notícias France-Presse (AFP) publicou em outubro deste ano os resultados de uma pesquisa sobre abusos sexuais feitos a crianças nas igrejas católicas do país. De acordo com o estudo, a instituição abriga mais de 3 mil pedófilos entre padres, bispos e outras autoridades católicas desde a década de 1950.

Após os resultados serem divulgados, a Igreja Católica da França anunciou que venderia propriedades e imóveis com o objetivo de indenizar as vítimas de abuso sexual dos clérigos do país.

Benedetta deve estrear no Brasil em 13 de janeiro de 2022.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›