Cinema Paradiso será adaptado em série para o streaming

A série é escrita e dirigida pelo próprio diretor de Cinema Paradiso, Giuseppe Tornatore

publicidade

Giuseppe Tornatore, adaptará seu filme clássico de 1989, Cinema Paradiso, em uma série para o streaming em seis episódios. O vencedor do Oscar escreverá e dirigirá a série TV que será produzida por Marco Belardi.

Cinema Paradiso conta a história de uma impressionante sala de exibição de filmes siciliana, onde um jovem chamado Toto se apaixona pela sétima arte.

publicidade

O filme ganhou um Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes de 1989 e também ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1990. Uma versão restaurada do filme foi relançada no Reino Unido em 2020.

O último longa-metragem de Tornatore foi o documentário de 2021 chamado The Glance of Music, sobre o lendário compositor Ennio Morricone, que criou a trilha sonora do filme original.

Segundo a IndieWire, em um comunicado para a imprensa, Belardi disse que a série Cinema Paradiso será “a mesma história do filme, mas de forma expandida com várias vertentes narrativas diferentes”.

O produtor acrescentou: “Destacará a força de uma mãe, a solidariedade de um amigo, o sexo como tabu, deslocamentos forçados, fugas e diferenças sociais marcantes”.

publicidade

A série também expandirá a história de fundo de diversos personagens principais que vivem na fictícia vila siciliana de Giancaldo, onde o filme se passa, contextualizando a ascensão do cinema na Itália pós-Segunda Guerra Mundial.

Belardi também compartilhou que planeja em um documentário sobre como Cinema Paradiso surgiu, tanto criativamente quanto do ponto de vista da produção.

publicidade

Não foram revelados nem a data de estreia e nem para qual streaming a série irá.

Cinema Paradiso foi estrelado por Philippe Noiret, Salvatore Cascio, Marco Leonardi, Agnese Nano, Antonella Attili, Enzo Cannavale Nino Terzo.

Salvatore Cascio como Salvatore Di Vita em Cinema Paradiso (Reprodução)
Salvatore Cascio como Salvatore Di Vita em Cinema Paradiso (Reprodução)

E mais

publicidade

Cinema Paradiso não é o primeiro filme a ser adaptado em forma de série por seu criador. Irma Vep de Olivier Assayas reimaginou seu filme de 1996 para uma série da HBO estrelada por Alicia Vikander.

“Estamos em um momento de transformação muito profunda do que chamamos de cinema, em termos de estética, em termos de financiamento, em termos de visualização. Irma Vep, o original e o mesmo com este, tem um pé no passado e outro no presente”, explicou recentemente Assayas ao Los Angeles Times.

Após o término de um relacionamento e desiludida com a carreira, uma atriz vai para a França para participar de Les Vampires, um remake de Irma Vep.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›