Festival de Cannes: Quem deve ganhar a Palma de Ouro em 2022?

O Festival de Cannes acontece na cidade homônima, localizada no sul da França, desde 1946. Durante o evento, ocorre a exibição dos novos lançamentos do cinema em diferentes mostras e coletivas de imprensa. Entre elas, destaca-se a seleção oficial da chamada “mostra competitiva” – em que filmes escolhidos a dedo realizados pelos diretores mais promissores da atualidade são expostos ao público. 

No entanto, além do público, os filmes também são  exibidos para um júri, formado por especialistas, que decidirá qual, dentre eles, será premiado com a Palma de Ouro.  Na edição atual do festival, o júri especializado é presidido pelo ator Vincent Lindon e conta com Rebecca Hall (diretora, escritora e atriz), Noomi Rapace (atriz), Jeff Nichols (diretor e roteirista), Asghar Farhadi (diretor), Deepika Padukone (atriz e produtora),  Jasmine Trinca (atriz), Joachim Trier (cineasta) e Ladj Ly (cineasta e ator).

 

Na 75ª edição do Festival de Cannes, que está ocorrendo neste momento, 21 filmes fazem parte da mostra competitiva. Entre eles, a crítica especializada destaca quatro fortes candidatos à Palma de Ouro:

Close

O filme dirigido pelo jovem diretor belga Lukas Dhont narra a história da amizade de dois meninos de 13 anos, Léo e Rémi. Após a amizade entre eles terminar de maneira abrupta, Léo se aproxima de Sophie, mãe de Rémi, numa tentativa de lidar com a perda do amigo. Close é um filme que trata, sobretudo, de amizade e responsabilidade, sendo apontado pelo site estadunidense Indiewire como o mais forte concorrente ao prêmio:

“A direção confiante de Dhont traz um grau de autenticidade para o material que poderia facilmente levar para um triste melodrama. No entanto, funciona como um olhar astuto sobre o florescente desejo queer, assim como sobre um jovem coração partido”.

 

 

EO

EO trata da história de vida de um burro acinzentado que, durante sua trajetória de vida, experiencia o mundo de maneira única. No seu caminho, conhece o bem e o mal, a dor e o prazer, mas nunca perde a esperança. Dirigido pelo polonês Jerzy Skolimowski, EO é o filme apontado como favorito pela Rádio France Internationale (RFI):

“Com EO o cinema polonês se mostra em plena forma”. 

 

Armageddon Time

O filme é uma autobiografia por parte do diretor norte-americano James Gray e propõe uma reflexão moral e política sobre a sociedade estadunidense nos anos 80, mostrando a força da família e a busca, transmitida entre gerações, pelo chamado “sonho americano”.  Com elenco estrelado formado por Anne Hathaway (Les Miserables), Jeremy Strong (Succession) e Anthony Hopkins (Dois Papas), o filme recebeu críticas positivas, entre elas do jornal britânico Daily Mail

Cenas do filme Armageddon Time (Divulgação)

Broker

A obra, dirigida pelo ganhador da Palma de Ouro Kore-Eda Hirokazu e estrelada por Song Kang-ho (Parasita), é um misto de drama e comédia que mostra dois homens responsáveis pela venda, no mercado paralelo, de bebês abandonados em igrejas. No entanto, a mãe de um desses bebês retorna para recuperá-lo e é convencida a acompanhar os dois homens numa suposta busca por um lar adotivo para o recém nascido. Paralelamente a isso, uma dupla de policias busca os homens por tráfico de pessoas. Broker figura como favorito nos sites de apostas e é apontado pelo Indiewire como um forte concorrente.

 

O grande vencedor da Palma de ouro será anunciado no próximo sábado, 28

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›