Famosa embarcação que inspirou série é encontrada no mar

O navio que inspirou a criação da série britânica, Shackleton, foi encontrado no alto Mar de Weddell, por cientistas e exploradores.

A história do capitão Ernest Shackleton e sua tripulação, recebeu várias versões na indústria cinematográfica, mas o que ninguém poderia esperar, é que a embarcação verdadeira um dia fosse ser encontrada.

A produção dirigida por Charles Sturridge e protagonizada pelo ator Kenneth Branagh (Harry Potter e a Câmara Secreta), narra a saga de uma equipe de exploradores que decide fazer uma expedição ao Polo Sul, em 1914, no navio Endurance.

Na época, muitas pessoas ficaram inspiradas a cruzar a Antártica depois da conquista dos Polos, e algumas delas se aventuraram mar adentro para alcançar a façanha.

Cena de Shackleton (Reprodução/Youtube)

O grupo do comandante Shackleton, ficou preso no gelo, depois de dois anos de viagem. Eles precisaram realizar uma fuga impensável, através de pequenos botes e a pé, e viveram momentos impressionantes, em que tiveram que enfrentar a fome e o frio, lutando com uma força sobre-humana para conseguir voltar para casa.

A história inacreditável de sobrevivência, ficou conhecida no mundo todo e agora, mais de cem anos depois do evento, a peça mais importante da aventura foi achada praticamente intacta no fundo do mar.

O navio foi encontrado em ótimas condições

Mensun Bound, um dos arqueólogos marinhos que compõe a equipe de busca, afirmou que a embarcação estava há três quilômetros de profundidade, e que sua composição estava praticamente perfeita, podendo ver nitidamente o nome Endurance na sua polpa.

‘’Sem nenhum exagero, este é o melhor naufrágio de madeira que eu já vi – de longe’’, afirmou.

Ele disse ainda que deseja encontrar o navio há mais de 50 anos, e que o feito é uma grande realização pessoal.

O plano para recuperá-lo, foi criado pelo Falklands Maritime Heritage Trust (FMHT), e a equipe usou um quebra-gelo sul-africano no processo.

O geógrafo polar, John Shears, contou que quando as câmeras chegaram ao local, todos ficaram surpresos e que o feito foi inédito.

‘’A descoberta do naufrágio é uma conquista incrível. Concluímos com sucesso a busca de um naufrágio mais difícil do mundo, lutando contra o gelo marinho em constante mudança, nevascas e temperaturas caindo para -18°C. Conseguimos o que muitas pessoas diziam ser impossível”, disse.

A imagem da embarcação é a mesma que foi fotografada em 1915 pelo cineasta Frank Hurley, e apesar de não conseguirem levar nenhum objeto à superfície, foi possível ver louças e calçados em se interior.

O documentário que narra a saga dessa busca será lançado ainda esse ano no Disney+.

Polpa do navio Endurance (Reprodução/National Geographic)

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›