Eternos | Por que [spoiler] decide se matar voando até o Sol?

AVISO: Este texto contém spoilers do enredo de Eternos, recém-chegado ao Disney+. Caso não tenha visto o filme, você pode conferi-lo no Disney+.

No final de Eternos, o personagem Ikaris – interpretado por Richard Madden, escolhe voar diretamente para o sol em uma ação questionável de suicídio. Mas quais foram as razões para isso acontecer?

Para compreender, é preciso relembrar alguns acontecimentos do filme.

Embora o filme tenha várias revelações e reviravoltas que terão implicações não só para os Eternos, mas também para o restante do MCU nessa nova fase, uma das situações mais que chocaram os fãs foi a traição de Ikaris ao matar Ajak, personagem de Salma Hayek.

Ele tomou essa decisão quando descobriu que Ajak desejava desafiar seu criador, Arishem, e todos os outros Celestiais em seu plano de preparar a Terra para a ‘Emergência’.

A ‘Emergência’ traria o nascimento de um novo Celestial, Tiamut, porém o planeta seria completamente destruído, já que os Celestiais nascem exatamente do centro dos planetas e são infinitamente maiores que eles.

Quando decide se manter fiel a Arishem, Ikaris se volta contra sua família, que não é páreo para ele, já que ele é o mais poderoso do grupo, e luta contra todos eles.

Richard Madden como Ikaris em Eternos (Reprodução / Marvel)
Richard Madden como Ikaris em Eternos (Reprodução / Marvel)

No clímax do filme, Sersi, personagem de Gemma Chan, está tentando parar o nascimento de Tiamut quando é confrontada por Ikaris. Incapaz de matá-la devido ao amor secular que nutre por ela, Ikaris cede, e Sersi consegue transformar Tiamut em mármore, salvando a Terra.

Culpado por suas ações dolorosas contra os outros Eternos, especialmente Sersi, Ikaris voa para o sol, se matando.

Ele ainda não acha que permanecer leal aos Celestiais foi errado, mas suas ações que resultaram de sua própria fé, o consumiram com arrependimento.

Agora, além de estar arrependido pelo que fez, Ikaris não somente tem dificuldade para enfrentar os outros Eternos, como também não consegue cumprir o propósito dado a ele pelos Celestiais.

Ele perdeu tudo e, portanto, em sua mente, a única opção disponível é a do esquecimento.

A morte de Ikaris é uma referência ao mito grego de Ícaro, que, no MCU, é inspirado nele.

Duende inventou o conto sobre um menino que voa muito perto do sol, derretendo suas asas de cera e morrendo como resultado. O conto provou ser profético para Ikaris, embora, no seu caso, ele tenha escolhido sua morte em vez de ser um acidente.

A morte foi confirmada por Kax Firpo, co-roteirista do filme. A princípio, Ikaris primeiro seria exilado, porém, durante o curso do filme, foi decidido que seu destino precisava ser definitivo.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›