Estrela de A Grande Família é diagnosticada com esclerose múltipla

A atriz revelou que os sintomas começaram em 2020

Guta Stresser, conhecida por viver a personagem Bebel, na série global A Grande Família, revelou que foi diagnosticada com esclerose múltipla. Segundo a atriz de 49 anos, os sintomas começaram em 2020.

Em entrevista à revista Veja, Guta contou detalhes sobre a doença e confessa estar abalada com o diagnóstico.

“Comecei a esquecer palavras bem básicas, como copo e cadeira. Se ficava duas horas parada assistindo a um filme na TV, logo sentia dores musculares. Tinha formigamentos frequentes nos pés e nas mãos, enxaquecas fortíssimas e variações de humor. O pior era um zumbido constante no ouvido. Parecia que havia ali um fio desencapado, provocando um curto-circuito na minha cabeça”, detalhou.

A esclerose múltipla é uma doença crônica, autoimune, em que o sistema imunológico agride a bainha de mielina que recobre os neurônios, comprometendo a função do sistema nervoso.

“Após uma ressonância magnética, recebi enfim o diagnóstico: esclerose múltipla. Perdi o chão na mesma hora. Nem sabia direito o que era aquilo, só que afetava o cérebro, e só isso me soou aterrorizante. O médico explicou que se trata de uma doença autoimune em que o próprio corpo ataca a mielina — a capa de gordura que reveste os neurônios e ajuda nas conexões da mente”, continuou a atriz.

“Os especialistas não sabem por que esse processo é desencadeado. O que está comprovado é que atinge os movimentos e a fala. Tive muito medo. Pela minha cabeça se desenrolava um filme em que eu ficava completamente incapacitada. Mas, com a ajuda do neurologista, entendi que diagnóstico não é sentença e que, apesar da doença não ter cura, ela tem, sim, tratamento”, concluiu a atriz que explicou que os médicos disseram que não há uma forma de prevenir a doença.

Guta Stresser (Imagem Instagram)
Guta Stresser (Imagem Instagram)

Outros atores que tiveram esclerose múltipla

Outros artistas também já tiveram que enfrentar a doença como a atriz americana Selma Blair, que atuou em Segundas intenções e Legalmente loira. Ela chegou a lançar o filme Introducing, Selma Blair, que conta mais sobre a vida da atriz desde que recebeu o diagnóstico em 2018.

A atriz brasileira Claudia Rodrigues também luta contra a doença há mais de 10 anos e já foi para os Estados Unidos passar por tratamentos mais avançados. Outra atriz brasileira que foi diagnosticada com a doença foi Ana Beatriz Nogueira que descobriu em 2009 e chegou até a perder a visão.

 

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›