Escritor critica adaptação de A Roda do Tempo da Amazon

A ânsia por produzir uma série que se tornasse um grande sucesso como Game of Thrones pode ter feito de A Roda do Tempo o maior sucesso da Amazon Prime Video neste ano, porém também fez com que o programa fosse duramente criticado pelo autor dos livros na qual se inspira.

Uma adaptação dos livros de mesmo nome da coleção escrita por Robert Jordan, que após sua morte foi continuada por Brandon Sanderson, A Roda do Tempo teve tinha mais de 1.16 bilhões de minutos assistidos somente com seus três primeiros episódios.

Apesar de todo seu sucesso, a série não agradou a Sanderson, que usou uma postagem em seu blog e uma sessão de perguntas e respostas com fãs no Reddit para expor todas suas opiniões sobre a adaptação da Amazon.

Um dos pontos que o escritor foi mais crítico do programa foi quanto a escolha do showrunner Rafe Judkins de forçar a série a ser mais obscura, repleta de cenas violentas para atrair o público, o que ele garante que foge ao que ele e Jordan fizeram nos livros.

“A violência, para mim, é exagerada. Sei que mais para frente, existem certas cenas que deixariam minha esposa muito enjoada. Eu não mostraria a série para os meus filhos. Gostaria que os produtores não se esforçassem tanto assim para criar uma trama tão séria e sisuda”, ele disse dando a entender que o programa não seria adequado para crianças.

Elenco de A Roda do Tempo (Reprodução / Amazon)
Elenco de A Roda do Tempo (Reprodução / Amazon)

Apesar de não gostar do exagerado nível de violência, o autor admite que seu antecessor poderia concordar em como as coisas estão sendo feitas e que uma certa sombra até que pode tornar a série um pouco mais atrativa.

“Estão todos ficando sangrentos. Embora eu não tivesse escolhido isso, não sou contra isso no contexto da Roda do Tempo, como meu instinto diz que Robert Jordan teria sentido a violência apropriada. Eu pessoalmente não queria ver pessoas sendo rasgadas por trollocs, mas é sugerido (às vezes explícito) no texto, então não é algo que eu possa reclamar. No entanto , embora eu não me importe com um tom mais sombrio em geral, particularmente se ele ajuda a série a manter dramática e emocionalmente carregada – a Roda do Tempo é sobre esperança”, ele ressaltou.

Ele também se mostrou bastante incomodado com as mudanças realizadas na história do personagem Perrin, vivido na adaptação da Amazon por Marcus Rutherford, que acaba matando sua esposa em uma batalha contra criaturas sanguinárias por acidente.

“Primeiramente, é um clichê tratar a esposa como uma personagem descartável. Além disso, acho que o trauma dele ter matado sua esposa é tão grande, que a história não consegue lidar com isso de forma realista ou responsável”, ele opinou.

Apesar de suas duras críticas Sanderson assegurou que tem esperanças que as próximas temporadas de A Roda do Tempo melhore, já que tem muito material para trabalhar, afinal a saga literária conta com 13 livros para serem adaptados ainda.

A 1ª temporada de A Roda do Tempo está disponível no Amazon Prime Video.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›