Encanto | Entenda o significado das Borboletas que aparecem no filme

Detalhe faz todo sentido para a trama da animação.

publicidade

Parte do que fez de Encanto um grandioso sucesso é que o filme é repleto de pequenos detalhes que agregam muito mais significado às histórias de cada personagem.

Um dos elementos que mais chamam atenção em diversos momentos do filme são as borboletas, e elas possuem um significado bastante especial para o enredo do filme.

publicidade

Na maioria das vezes, elas aparecem na blusa da protagonista, Mirabel, ou nas paredes da cozinha e do berçário. Mas não para aí! Os pequenos animaizinhos também aparecem na vela, no quarto da Abuela e na visão de Bruno.

Mirabel e Abuelita em Cena de Encanto (Reprodução / Disney)

Mas por que tantas borboletas aparecem no filme?

A princípio, elas são uma homenagem ao escritor colombiano Gabriel García Márquez, que menciona borboletas amarelas em sua obra literária, porque, simplesmente, gostava muito delas.

O autor utilizou as borboletas para contar a história do seu famoso romance, intitulado Cem Anos de Solidão.

publicidade

Assim como Encanto, o romance também conta uma história multigeracional, na qual um patriarca fundou uma cidade, bem como Abuela fez com a ajuda do milagre da vela.

Mirabel em Encanto (Reprodução / Disney)
Mirabel em cena de Encanto (Reprodução / Disney)

Além disso, os animais também estão são um conhecido símbolo de transformação e esperança.

publicidade

Para algumas culturas, elas também simbolizam renascimento e ressurreição, algo que se aplica bem à história dos Madrigal, quando viram sua família e casa desmoronar e tiveram que reconstruir não apenas sua casa, mas também sua relação.

As roupas de Mirabel com borboletas podem simbolizar como ela é quem traz transformação e renascimento para a família, mas também têm outro significado, principalmente aquelas que aparecem no vestido de cerimônia de Mirabel.

A roteirista Charise Castro Smith explicou que as borboletas no vestido de Mirabel durante sua cerimônia simbolizam incerteza, pois ela não tinha certeza de qual seria seu presente.

publicidade

As borboletas amarelas na visão de Bruno e quando Abuela e Mirabel se abraçam no final do Encanto também têm um significado próprio, pois são vistas como símbolo de felicidade e imaginação, servindo de bom presságio para a família Madrigal.

Encanto está disponível para os assinantes do Disney+.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›