Duna: cineastas afirmam que o filme tem que ser visto nos cinemas

Duna estreou no  Festival de Cinema de Veneza na última semana e  os críticos  tiveram a oportunidade de ver em primeira mão tudo que o longa de Denis Villeneuve oferece.

Um dos assuntos mais comentados sobre o filme são seus incríveis efeitos visuais, que de acordo com uma opinião geral merecem ser vistos nas telas do cinema.

Com a polêmica em torno do lançamento híbrido de diversos filmes, sendo lançados nos cinemas e na plataforma de streaming ao mesmo tempo, é de se esperar que comentários surgissem sobre o longa.

Porém, independente das críticas, como todo lançamento da Warner Bros. em 2021, Duna estreará  também no HBO Max.

Por conta da forma como o filme de ficção científica foi recebido pela crítica, rumores surgiram cogitando que a  Warner Bros.,  reverteria sua decisão de colocar o filme simultaneamente no streaming. Porém, isso não parece ser uma realidade há menos de dois meses de lançamento.

Quando foi anunciado no ano passado, o diretor Denis Villeneuve (Chegada) estava entre os que mais se opunham ao lançamento híbrido do filme, como tem sido costume entre os cineastas.

Conversando com a revista  Variety, ele criticou o “desprezo total” do estúdio pelo trabalho dos diretores.

“A decisão da Warner Bros. ‘significa que Duna não terá a chance de se apresentar financeiramente para ser viável e a pirataria acabará triunfando. A Warner Bros. pode ter acabado de matar a franquia Duna .”

Duna (Divulgação)

Villeneuve também  deixou claro que prefere que os espectadores assistam o filme nos cinemas. Ele justifica sua posição pelo fato de que muito trabalho foi dedicado para fazer o longa ter a qualidade alcançada.

“Minha equipe e eu dedicamos mais de três anos de nossas vidas para torná-la uma experiência única na tela grande. A imagem e o som do nosso filme foram meticulosamente projetados para serem vistos nos cinemas. Quando você assiste a este filme na tela grande, é uma experiência física. Tentamos projetá-lo para ser o mais envolvente possível.”

O diretor tem provocado a possibilidade de uma possível sequência do longa. Mas o novo filme dependerá  do desempenho do primeiro longa, pois ajudará a determinar a viabilidade financeira de avançar com uma sequência.

Até o momento o que se sabe é que Villeneuve tem algumas garantias, além da bilheteria, que garanta que a queda nas receitas de bilheteria não o impedirá de ter a chance de fazer Duna 2

“Espero que possamos fazer um segundo. Isso seria um sonho.”, disse Timothee Chalamet, que interpreta o protagonista Paul Atreides, a repórteres no Festival de Cinema de Veneza.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›