Disney teve mesmo algum lucro com lançamento híbrido de Viúva Negra?

Filme se tornou o mais pirateado da era da pandemia, levando a Disney a perder mais de 600 milhões de dólares.

publicidade

Viúva Negra foi o lançamento híbrido de maior sucesso de 2021. De acordo com publicação do ScreenRant, a Disney revelou que o filme arrecadou mais de 125 milhões de dólares através do modelo Premier Access, no Disney+, juntamente com sua bilheteria mundial de 379,6 milhões de dólares.

O faturamento total da Marvel com a produção foi de mais de 504 milhões de dólares como lançamento híbrido, o que é um feito considerável, mesmo quando comparado a outros filmes da Fase 4 como Eternos e Shang-Chi, que arrecadaram 402,1 milhões e 432,2 milhões de dólares, respectivamente.

publicidade

Entretanto, ainda fica um questionamento: o experimento da Disney com o lançamento híbrido foi um sucesso?

A reposta para essa pergunta é não, e é preciso explicar o porquê.

Apesar dos altos números de bilheteria, houve algumas controvérsias sobre o filme, pois ele experimentou uma queda incomumente acentuada para o MCU em seu segundo fim de semana.

A causa para isso é discutível, afinal, ele foi lançado no auge da pandemia, e pode ser que o filme em si não tenha sido um motivo grande o suficiente para fazer as pessoas desejarem ‘se arriscar’ no cinema.

publicidade

Os donos de cinema, entretanto, culparam o lançamento híbrido pela queda na bilheteria.

vic3bava-negra
Natasha Romanoff (Scarlett Johansson) em Viúva Negra (Reprodução / Marvel)

Mas o que aconteceu no streaming?

publicidade

É válido dizer que os serviços de streaming não medem apenas o desempenho em termos financeiros, pois existem outras métricas importantes, principalmente aquelas que avaliam o crescimento do número de assinantes.

O Screenrant mencionou que a Antenna Alalytics, responsável nos EUA por avaliar o crescimento das plataformas de streaming, relatou que mais pessoas decidiram assinar o Disney+ no fim de semana que o filme estreou.

Entretanto, nem todos esses novos assinantes decidiram pagar pelo Premier Access para assisti-lo. Viúva Negra ficou atrás de outros lançamentos como Cruella e Mulan.

O lançamento híbrido fez com que o filme fosse mais pirateado

publicidade

Viúva Negra se tornou o filme mais pirateado da era da pandemia, fato que os donos de cinemas apontaram e culparam o lançamento híbrido.

Isso porque as cópias piratas eram de alta qualidade, simplesmente porque foram extraídas diretamente do Disney +, em vez daquelas que são filmadas dentro do cinema, com péssima qualidade de áudio, vídeo e com ruídos ambientes que causam interferências.

Uma análise divulgada pelo Screen Rant também revelou que 40% do público pirateou Viúva Negra e apenas 18% dos assinantes do Disney+ assistiram ao filme na plataforma.

publicidade

Isso corrobora os dados divulgados pelo Deadline, que dizem que a Disney acreditava ter perdido pelo menos 600 milhões de dólares em lucros, o que reforça ainda mais a tese de que o lançamento híbrido foi um fracasso neste caso específico.

Atualmente, Viúva Negra está disponível no Disney+ para todos os assinantes da plataforma.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›