Criadora fala sobre abordagem de assuntos delicados em Grace e Frankie

Marta Kauffman também contou como a visão de Jane Fonda e Lily Tomlin influenciaram suas personagens

Depois de sete temporadas, Grace & Frankie foi concluída, abordando delicados pontos do envelhecimento, como a proximidade com a morte e problemas comuns da idade avançada como doenças que afetam a memória, algo comentado pela criadora do programa.

Marta Kauffman explicou a decisão de abordar tópicos um tanto quanto tristes em uma série de comédia, durante uma recente entrevista à revista americana The Hollywood Reporter.

“Como o programa sempre foi sobre envelhecer, e nossos personagens estão agora na casa dos 80 anos, sentimos que tínhamos que lidar com algumas dessas coisas. Teria sido falso se a tivéssemos evitado completamente”, ela apontou.

Ela afirmou que, por mais alto astral que a história fosse, seria muito fora da realidade se não mostrasse um pouco das adversidades de se envelhecer.

“Pessoas de uma certa idade começam a pensar em sua morte. Pessoas de uma certa idade começam a lidar com problemas de memória. E como sempre quisemos que o programa tivesse uma base de ser real, tivemos que abordar alguns desses tópicos”, ela esclareceu.

Apesar de entender a necessidade de falar de tais assuntos, ela admitiu que não foi uma tarefa fácil trazê-los para a série.

“As conversas foram muito interessantes que tivemos (com o elenco) sobre esses tópicos. E a coisa mais difícil foi como fazê-lo, então ainda é engraçado, então você ainda pode vê-lo sendo em uma comédia. A perda de memória pode ser contada dramaticamente. E nós queríamos, sim, ser de partir o coração, mas ainda assim sentir que pertencia ao programa”, ela salientou.

Jane Fonda e Lily Tomlin em Grace and Frankie
Jane Fonda e Lily Tomlin em Grace and Frankie (Dilvulgação / Netflix)

Kauffman revelou que a visão de suas estrelas da morte influenciou a maneira como suas personagens lidavam com o assunto.

“Jane, desde o início, falou sobre como ela não tinha medo da morte, o que eu achei que era uma nota tão interessante para Grace. Ela não tinha medo disso. Lily tende a ficar muito emocional quando fala sobre isso. Ela tem uma relação totalmente diferente com a forma como ela vê a morte. E houve momentos em que lançamos histórias para elas, e elas ficavam emocionadas com elas”, ele contou.

Ela ainda destacou que a Pandemia dificultou um pouco o processo que envolvia a abordagem dos delicados temas, por elas terem que conversar por ligações de vídeo.

“Mas em termos desses últimos episódios, foi um processo ligeiramente diferente por causa do COVID. Levamos quase dois anos para filmar 16 episódios [por causa do desligamento da produção em meio à pandemia]. E quando voltamos e estávamos começando a escrever os últimos episódios, estávamos no Zoom para leituras de mesa, o que não é tão útil quanto se poderia imaginar! Assim, tornou mais difícil ter muitas dessas conversas pessoais”, ela afirmou.

Grace & Frankie está disponível na Netflix.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›