Crepúsculo | Por que os filmes da sequência não são ‘azuis’?

O primeiro filme da saga Crepúsculo tinha uma forte tonalidade azul, utilizada propositalmente pela sua diretora. Entretanto, isso foi drasticamente alterado a partir de Lua Nova, segundo dos cinco filmes que compõem a série, e existe uma razão para isso.

O que acontece é que Crepúsculo tem muitos tons de azul e cinza, que combinam com a atmosfera da cidade de Forks, local onde a trama se passa.

Além disso, o filtro realça o frio que faz na cidade, que é uma conexão com a palidez dos vampiros e o tom gelado das suas peles.

Lua Nova ganhou um visual mais quente, com tons de laranja e marrom. Isso ocorro porque, enquanto o foco principal de Crepúsculo é a relação entre Bella e Edward, em Lua Nova, o tema principal é o relacionamento de Bella com Jacob, seu melhor amigo, que se revela um lobisomem, um ser de pele quente, cuja temperatura corporal normal é de 40 graus, como ele mesmo diz em uma cena.

Assim, as cores azul e cinza de Crepúsculo são mais apropriadas para vampiros, dada sua frieza, figurativa e literal, enquanto cores mais fortes, como laranja e marrom, lembram mais os lobisomens, completamente opostos aos vampiros.

Edward (Robert Pattinson) e Bella (Kristen Stewart) em Crepúsculo (Reprodução)
Edward (Robert Pattinson) e Bella (Kristen Stewart) em Crepúsculo (Reprodução)

Mas e como ficaram os filmes que vieram depois?

Na sequência, o público acompanhou os lançamentos de Eclipse, Amanhecer – Parte 1 e Amanhecer – Parte 2.

Esses filmes tinham cores mais neutras ou uma combinação que alternava entre quente e frio, dependendo da cena e de cada necessidade.

Em Eclipse, por exemplo, as cenas envolvendo os recém-nascidos – como eram chamados os vampiros recém-criados – as cenas ficavam mais azuladas e frias.

Embora muitas pessoas não deem atenção a esses detalhes, eles mostram que houve sim atenção e dedicação na produção dos filmes, principalmente quando eles se tornaram lançamentos aguardados.

Lobisomens em A Saga Crepúsculo
Lobisomens em A Saga Crepúsculo

Vale ressaltar também que, ainda que os críticos não tenham ficado satisfeitos com a história contada nos filmes, a direção de Catherine Hardwicke foi bastante elogiada no primeiro filme da saga.

Ela, entretanto, não retornou para dirigir os filmes seguintes. Em vez disso, Chris Weitz foi o responsável pela direção de Lua Nova e foi quem decidiu implementar as alterações comentadas acima sobre o tom e a atmosfera do filme.

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