Todos os artistas e escritores possuem uma fonte de inspiração para suas criações, sejam pessoas ou coisas da vida real ou seres imaginários ou mitológicos.
A maioria dos vilões dos quadrinhos, por exemplo, surgiram dessa forma. Enquanto Apocalypse foi uma criação original dos roteiristas, Loki foi inspirado na mitologia nórdica.
O Coringa
A primeira aparição do personagem aconteceu em abril de 1940 e ele foi inspirado em Gwynplaine, protagonista do filme O Homem que Ri, sucesso do cinema mudo lançado em 1928.
O crédito por criar um dos inimigos mais antigos e mortais de Batman tem sido discutido há décadas. A maioria das pessoas credita Bob Kane e Bill Finger com sua introdução, mas o roteirista Jerry Robinson diz que ele também teve participação.
Bob Kane afirmou:
“Bill Finger e eu criamos o Coringa. Bill era o roteirista. Jerry Robinson veio até mim com uma carta de baralho do Coringa. [O Coringa] se parece com Conrad Veidt – o ator de O Homem que Ri, de Victor Hugo.”
“Finger tinha um livro com uma fotografia de Conrad Veidt e me mostrou e disse: ‘Aqui está o Coringa’. Jerry Robinson não teve absolutamente nada a ver com isso… Ele trouxe uma carta de baralho, que usamos para algumas edições para ele.”
Por outro lado, Robinson afirmou:
“Naquela primeira reunião, quando mostrei a eles aquele esboço do Coringa, Bill disse que isso o lembrava de Conrad Veidt. Essa foi a primeira menção disso… Ele pode ser creditado e o próprio Bob, todos nós desempenhamos um papel nisso. O conceito era meu.”
Mulher-Gato

A Mulher-Gato apareceu pela primeira vez em maio de 1940. Também conhecida como Selina Kyle, ela foi criada por Bill Finger e Bob Kane.
Ela teria sido inspirada pela prima do próprio Kane, chamada Ruth Steel, porém, ganhou o sex appeal da atriz Jean Harlow, que ficou famosa nos anos 1930.
Sobre a ideia de criar uma vilã que fosse uma gata, Kane disse:
“Senti que as mulheres eram criaturas felinas, e os homens eram mais como cães. Enquanto os cães são fiéis e amigáveis, os gatos são frios, distantes e pouco confiáveis. Eu me sentia muito mais aquecido com os cães ao meu redor – os gatos são tão difíceis de entender quanto as mulheres.”
O Pinguim

A primeira aparição do Pinguim aconteceu em dezembro de 1941. Mais uma vez, Bob Kane e Bill Finger estão envolvidos na criação do personagem
No livro de 2004 de Les Daniels, Batman – The Complete History: The Life and Times of the Dark Knight, Bill Finger é citado dizendo:
“[O Pinguim] foi inspirado por pinguins imperadores, que lembravam [a mim] ou senhores ingleses enfadonhos em smokings.”
Bob Kane, por outro lado, tem sua própria versão da história, dizendo que o personagem se baseou num comercial de cigarros:
“O pequeno pinguim que apareceu na imprensa para anunciar os cigarros mentolados Kool e também os apregoou no rádio com seu insistente slogan em falsete ‘Fume Kooools!’”
O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Um Psicólogo que estuda Medicina, ensina inglês, toca piano, ama escrever e tem um gato. Atuo como redator especializado em assuntos da cultura pop como filmes, séries de TV e streaming, animes e variedades relacionadas.