Como Sexta-Feira 13 ajudou a criar a franquia de Pânico?

O slasher dos anos 1980 deu várias ideias que se tornaram marca registrada da franquia do Ghostface

publicidade

Pânico revolucionou o gênero do terror quando foi lançado nos anos 1990, com uma nova fórmula que foi reproduzida por outras produções. Apesar disso, a franquia tem um clássico como grande responsável por seu sucesso (via Screen Rant).

Confuso? Continue lendo para entender melhor.

Franquia “copiou” fórmula de Sexta-Feira 13

publicidade
Besty Palmer é Pamela Voorhees em Sexta-Feira 13 (Reprodução)
Besty Palmer é Pamela Voorhees em Sexta-Feira 13 (Reprodução)

O primeiro filme da franquia de Jason foi um dos primeiros filmes (e o mais notável) que a levar para as telas o “whodunnit”. O subgênero foca em um assassino matando os personagens um por um enquanto os espectadores tentam adivinhar a identidade dele através de um processo de eliminação.

Pânico pegou a fórmula de mistério emprestada e acrescentou ideias, como a dupla de assassinos que foi usada em múltiplas sequências.

Filmes de Jason trouxeram novo elemento para o gênero

Jason de Sexta-Feira 13 (Reprodução)
Jason de Sexta-Feira 13 (Reprodução)
publicidade

A maior parte dos filmes de terror da época de Sexta-Feira 13 já apresentam seu vilão de cara para estabelecer a personagem, como Halloween, Brinquedo Assassino, Candyman e A Hora do Pesadelo.

Assim como sua inspiração, Pânico utiliza o mistério como elemento de tensão do seu filme, e assim como o Sexta-Feira 13 original, só apresenta o responsável no último ato do filme.

publicidade

O modelo foi bem-sucedido transformou o filme em um clássico do gênero, e foi copiado diversas vezes nas últimas décadas desde 1996.

As Regras para sobreviver

Cena de Sexta-Feira 13 (Reprodução)
Cena de Sexta-Feira 13 (Reprodução)

Um dos grandes motes de Pânico e o que revolucionou o gênero foi a metalinguagem usada no filme, que apresentou personagens que, pela primeira vez, conheciam filmes de terror e agiam de acordo para tentar evitar serem assassinados.

publicidade

Como apresentado em Pânico na cena em que Randy (Jamie Kennedy) explica as ‘regras’ para sobreviver um filme de terror, Sexta-Feira 13 é responsável por vários jargões como o famoso “não faça sexo ou você irá morrer”.

As continuações

Pôster de Facada (Reprodução)
Pôster de Facada (Reprodução)

Assim como as sequências de Sexta-Feira 13, as de Pânico também adotaram um tom mais leve e muitas vezes beirando o cômico, e apostando nas autorreferências.

publicidade

As continuações dos filmes de Jason chegaram a reconhecer muitas situações absurdas em seus filmes e brincar com elas.

Pânico também fez isso ao inserir Facada, o filme dentro do filme que recontou a história do primeiro filme, e que assim como Pânico, virou uma franquia famosa de terror dentro de seu próprio universo.

Pânico, o mais recente filme da franquia, está disponível para compra na Apple TV, Google Play e Microsoft Store e para aluguel na NET NOW Claro, Sky, Apple TV, Google Play, Oi e Microsoft Store. Ainda não há previsão de lançamento para Pânico 6.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›