Cinematógrafo de Cavaleiro da Lua explica ideia por trás das cenas de “apagão” de protagonista

A técnica empregada na série fazia com que o espectador 'perdesse a consciência' junto com o protagonista e voltasse confuso no momento seguinte.

publicidade

O diretor de fotografia de Cavaleiro da Lua detalhou o conceito por trás das cenas em que Steven ‘apaga’ e volta depois de Marc (ou uma terceira personalidade desconhecida) assumir o controle.

Gregory Middleton foi o diretor de fotografia de uma parte dos episódios da nova série do Disney+ e contou para o Screen Rant o que a equipe de produção queria transmitir com aqueles momentos.

publicidade

As cenas em questão mostram a transição entre personalidades, mas deixam o ponto de vista do espectador acompanhando o de Steven, que só volta depois que a confusão já está feita.

Segundo ele, a técnica foi empregada para deixar os espectadores tão desorientados e sem entender o que está acontecendo como o protagonista:

“A ideia é que o público passe por aquilo sentindo a mesma desorientação que o Steven sente, quanto mais desorientado ele estiver, a gente queria que os espectadores também sentissem.”

Gregory também detalhou as tecnicalidades da cena, que com o close-up no protagonista Oscar Isaac tornava mais fáceis os cortes de câmera. Ele também revelou que a ideia das ‘piscadas’ foi do próprio ator, que precisava de uma marcação durante as filmagens de que ele ia mudar de personagem:

publicidade

“De um ponto de vista técnico, o Oscar definiu que ele queria que em termos de performance, aquela fosse uma chave para ele mesmo, porque ele precisava de algo que ele pudesse fazer se a gente não tivesse um efeito para aquilo com a personagem. Sabendo que ele iria fazer aquilo, a gente dava um close com a câmera e assim as coisas em volta dele poderiam mudar.”

Truque também foi empregado para criar ainda mais perguntas no público

Cena de Cavaleiro da Lua (Reprodução)
Cena de Cavaleiro da Lua (Reprodução)
publicidade

Além de facilitar do ponto de vista técnico e de interpretação, as cenas também são divertidas vendo como um espectador da atração.

Como o cineasta disse, gravar as cenas assim também permitem que eles causem mais curiosidade no público, que assim como o protagonista não sabem como tudo aquilo chegou no ponto em que ele ‘acorda’:

“A gente tentou fazer com que as coisas no fundo também mudassem, pequenas diferenças: quando ele mata os caras na praça da cidade, a gente afasta e você vê o sangue. A gente usa a câmera para revelar, não só aquilo que aconteceu, mas tem um monte de sangue. ‘Por que eu estou segurando uma arma?’, você usa a câmera pra brincar com essas cenas como Steven está vivendo elas, e o público vai ter a mesma reação.”

publicidade

Cavaleiro da Lua já está disponível no Disney+. Novos episódios estão sendo disponibilizados semanalmente, toda quarta-feira.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›