Benedict Cumberbatch defende Ataque dos Cães das críticas de Sam Elliott

Benedict Cumberbatch defendeu Ataque dos Cães (The Power of the Dog) contra as duras críticas feitas na semana passada pelo ator Sam Elliott, a respeito do filme e a diretora Jane Campion, em parte por causa de suas “alusões de homossexualidade”.

Cumberbatch estrela o filme como um fazendeiro gay enrustido de Montana em 1825, cuja repressão se manifesta de maneiras tóxicas, como tornar a vida um inferno para sua nova cunhada (Kirsten Dunst) e seu filho (Kodi Smit-McPhee).

Cumberbatch respondeu às críticas de Elliott durante em uma entrevista para o BAFTA Film Sessions, onde declarou:

“Estou tentando muito não dizer nada sobre uma reação muito estranha que aconteceu outro dia em um podcast de rádio aqui. Alguém realmente se ofendeu – eu não ouvi, então é injusto eu comentar em detalhes – o Ocidente sendo retratado dessa maneira”.

“Além dessa reação, esse tipo de negação de que qualquer pessoa possa ter outra existência que não seja heteronormativa por causa do que faz para viver ou onde nasceu, também há uma intolerância maciça no mundo em geral em relação à homossexualidade e a um aceitação do outro e qualquer tipo de diferença. Não mais do que neste prisma de conformidade do que se espera de um homem no molde do arquétipo ocidental de masculinidade. Desconstruir isso através de Phil, não é uma lição de história”.

“Essas pessoas ainda existem em nosso mundo. Seja na nossa porta ou seja na estrada ou seja alguém que encontramos em um bar ou pub ou no campo de esportes, há agressão e raiva e frustração e uma incapacidade de controlar ou saber quem você é naquele momento que causa danos a essa pessoa e, como sabemos, danos aos que estão ao seu redor… [Não há] nenhum mal em olhar para um personagem para chegar às causas disso”.

“Este é um caso muito específico de repressão, mas também devido a uma intolerância à verdadeira identidade que Phil é que ele não pode ser totalmente. Quanto mais olhamos sob o capô da masculinidade tóxica e tentamos descobrir suas causas, maiores as chances de lidar com isso quando surge com nossos filhos”.

Os comentários de Elliott

Sam Elliott em 1883 (Reprodução / Paramount+)
Sam Elliott em 1883 (Reprodução / Paramount+)

Sam Elliott criticou Ataque dos Cães durante uma entrevista no podcast WTF de Marc Maron. O ator parecia incomodado com a forma como o filme desconstrói arquétipos clássicos do faroeste, como cowboys. Elliott comparou os cowboys de Campion aos dançarinos Chippendale que “usam gravatas-borboleta e não muito mais”.

“É assim que todos esses malditos caubóis naquele filme pareciam. Eles estão correndo em calças e sem camisa. Há todas essas alusões à homossexualidade ao longo do filme”.

Ataque dos Cães foi indicado a 12 categorias no Oscar, tornando-se o filme mais indicado do ano. O drama está disponível na Netflix.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›