Ator de Mr. Bean fala sobre a cultura do cancelamento: “Toda piada tem uma vítima”

Rowan Atkinson pontuou que ao se fazer uma piada "alguém ou alguma coisa ou uma ideia é feita para parecer ridícula".

publicidade

Rowan Atkinson, conhecido por interpretar Mr. Bean, se posicionou contra a “cultura do cancelamento” em uma entrevista recente para Irish Times.

Ele compartilhou sua crença de que o objetivo da comédia é ofender ou pelo menos ter o potencial de ofender.

publicidade

“Parece-me que o trabalho da comédia é ofender, ou ter o potencial de ofender, e esse potencial não pode ser drenado. Toda piada tem uma vítima. Essa é a definição de uma piada. Alguém ou alguma coisa ou uma ideia é feita para parecer ridícula”.

Quando questionado se a comédia deveria apenas zombar de figuras de autoridade e não focar naqueles sem poder, Atkinson respondeu:

“Acho que você precisa ser muito, muito cuidadoso ao dizer sobre o que está autorizado a fazer piadas. Você sempre tem que chutar? Sério? E se houver alguém extremamente presunçoso, arrogante, agressivo, satisfeito consigo mesmo, que por acaso esteja abaixo na sociedade? Eles não estão todos nas casas do parlamento ou nas monarquias”.

“Existem muitas pessoas extremamente presunçosas e satisfeitas consigo mesmas no que seria considerado inferior na sociedade, que também merecem ser destacadas. Em uma sociedade livre adequada, você deveria ter permissão para fazer piadas sobre absolutamente qualquer coisa. Nem todas as piadas são para todos”.

Rowan Atkinson em Man vs. Bee (Reprodução / Netflix)
Rowan Atkinson em Man vs. Bee (Reprodução / Netflix)
publicidade

Além de Mr. Bean, Atkinson se destacou em filmes como 007 – Nunca Mais Outra Vez, Johnny English, Scooby-Doo e O Rei Leão. E série como The Secret Policeman’s Ball, Bernard and the Genie, Doctor Who: The Curse of Fatal Death e Horrible Histories.

Ele está em Wonka, filme que conta a história de Willy Wonka de A Fantástica Fábrica de Chocolates e estrelado por Timothée Chalamet, que deve chegar em 2023.

publicidade

Atualmente Atkinson está na Netflix com a série Man vs. Bee, que estreia em 24 de junho.

A série coloca o  comediante como um pai atrapalhado chamado Trevor, que consegue um novo emprego como babá em uma luxuosa mansão repleta de obras de arte inestimáveis, carros clássicos e um cachorro chamado Cupcake.

Ele acaba no tribunal por quase destruir toda a casa após uma abelha entrar na residência o que força Trevor a fazer de tudo para expulsá-la.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›