Algum Lugar Especial | Com roteiro simples, filme consegue promover reflexão

Construído em torno de uma narrativa e personagens simples, Algum Lugar Especial transmite uma mensagem clara e consegue propor uma reflexão emocionante e sensível sobre a adoção.

Estrelado por James Norton, o longa acompanha um homem simples, limpador de janelas e pai solteiro, que vê se diante da maior decisão de toda sua vida.

Criando seu filho em meio a todas as dificuldades que a vida possa lhe impor, John descobre que possui um diagnóstico terminal. Com isso, ele começa uma longa jornada contra o tempo, a fim de encontrar uma nova família para seu filho.

Visitando vários lares, o personagem se projeta em diferentes famílias, tentando descobrir qual delas melhor se encaixa ao seu filho até chegar à conclusão que ninguém poderá substituir sua imagem de pai.

Algum Lugar Especial
Algum Lugar Especial (Divulgação)

Filho de um caminhoneiro, Jonh percebe que seu filho terá uma infância parecida com a sua. Em um momento criado por seu pai e, posteriormente, adotado por outra família.

Ainda assim, o pai faz de tudo para educar seu filho da melhor forma possível, enquanto enfrenta o dilema de como lhe contar que, em breve, não estará mais vivo, além de se questionar sobre o seu legado e a importância de suas ações.

Veja o trailer de Algum Lugar Especial abaixo:

Sensível e Genuíno

Dirigido e também roteirizado por Uberto Pasolini, o longa não constrói personagens complexos, sendo que seu enredo nem mesmo se alonga sobre doença de seu protagonista, ou quanto tempo exatamente lhe resta de vida.

Algum Lugar Especial
Algum Lugar Especial (Divulgação)

No entanto, a grande parte de sua narrativa se mostra suficiente e imune a esse detalhamento, visto que sua proposta tenta causar uma reflexão e simpatia não pelos personagens, mas sim pela situação em que eles foram colocados.

Nesse sentido, o filme poderia cair no erro de ser tornar muito básico, justamente por ter uma construção de personagens simples. Porém, a atuação de James Norton consegue transmitir o sentimento e a dor de um pai prestes se despedir de seu filho.

Algum Lugar Especial
Algum Lugar Especial (Divulgação)

Impulsionado por uma sensibilidade e genuinidade notáveis, o filme por diversas vezes tenta levar seu espectador a realizar uma reflexão. Essa tentativa não se limita apenas a dificuldade de uma adoção, mas sobre as circunstâncias que geram essa necessidade.

A princípio, num planeta repleto de pessoas, com as mais diferentes histórias de vida, já era de se esperar um longa baseado em fatos reais. Contudo, o lembrete de que esse é o caso, no fim do filme, cria um sentimento de empatia em seu espectador, por mais uma vez.

Por fim, Algum Lugar Especial pode ser visto nos cinemas atualmente.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›